Campos Novos se prepara para o evento tradicional que reúne devotos de todos os cantos.
A 47ª edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida em Campos Novos, acontece no sábado, 12 de outubro, a logística está em pleno andamento para receber os milhares de romeiros que visitarão a cidade.
Este ano, o evento contará com transmissão ao vivo pelo rádio e nas redes sociais, ampliando o alcance e a participação dos fiéis.
A sonorização da Rua Cel. Farrapo será ampliada, garantindo que todos possam acompanhar a passagem da imagem de Nossa Senhora Aparecida com clareza.
“Em celebração ao Dia das Crianças, teremos uma programação com missa e benção especial, destacando a importância da solidariedade. É fundamental que toda a sociedade participe ativamente dessas festividades, contando com o apoio de empresas e colaboradores. A colaboração de todos é essencial para o sucesso do evento e reforça nosso compromisso com a comunidade”
“Se o tempo permitir, realizaremos a missa campal caso contrário, a celebração ocorrerá dentro da igreja para acomodar todos os participantes”, comentou o Padre Dirceu de Rocco, da Paróquis São João Batista e Pároco.
O tema deste ano é: “Imaculada do Rosário, Maria. Sou peregrino, contigo noite e dia”, e simboliza uma reflexão profunda sobre a nossa jornada na fé. Ele nos lembra que não podemos avançar sem Deus e que todos somos migrantes em nossa trajetória espiritual.
PROGRAMAÇÃO DO DIA
- 5h: Primeira missa no Santuário, especialmente para os peregrinos;
- 6h: Missa e bênção dos trabalhadores;
- 8h: Missa na Igreja Matriz, seguida pelo início da procissão em direção ao Santuário;
- 10h: Missa solene em frente ao Santuário;
- 13h30: Missa e bênção comemorativa às crianças;
- 15h: Missa e bênção da saúde;
- 17h: Missa e bênção com o Santíssimo;
- 19h: Missa de ações de graças na Igreja Matriz;
SEGURANÇA
Para assegurar a tranquilidade e a segurança durante a 47ª Romaria, aproximadamente 100 profissionais estarão envolvidos.
Foram contratados 25 seguranças privados e 10 brigadistas. Além disso, contarão com o apoio de 25 membros da Guarda Patrimonial Municipal, efetivo de 25 Policiais Militares, Policiais Civis, Cavalaria da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.
SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo montará duas tendas nas proximidades do Santuário, destinadas à praça de alimentação dos romeiros. Neste ano, a gestão da praça ficará a cargo da Paróquia São João Batista, que também oferecerá opções de alimentação no Salão do Romeiro.
No que diz respeito ao atendimento à saúde, na Casa da Acolhida, haverá profissionais da Secretaria Municipal de Saúde recepcionando pessoas que possam precisar. Além disso, o Corpo de Bombeiros e o SAMU estarão de plantão no Quartel, e o município disponibilizará duas ambulâncias para emergências.
O atendimento dos demais serviços será centralizado no Centro de Educação Infantil ‘A Caminho do Futuro’. Para garantir a comodidade dos participantes, também foram contratados pela prefeitura 36 banheiros.
CONTROLE DE VENDAS E AMBULANTES
Com o objetivo de controlar a venda ambulante e reduzir a ocupação do espaço na Avenida Coração de Maria após o Santuário, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo disponibilizou um número menor de espaços para os vendedores ambulantes.
A área destinada à venda ambulante e o número de boxes para camelôs foram reduzidos. Ao todo, são 62 espaços.
Com a arrecadação proveniente da venda desses espaços, a prefeitura espera uma receita de R$ 85 mil, que ajudará a cobrir uma parte significativa dos investimentos públicos para a Romaria, que totalizam R$ 120 mil.
TRÂNSITO
Uma das principais preocupações em relação à montagem das estruturas para a Romaria, segundo a diretora de Turismo, é a mobilidade dos moradores do Bairro Aparecida, onde se localiza o Santuário. P
ara garantir a fluidez do tráfego, a Avenida Coração de Maria terá o trânsito totalmente interrompido a partir da sexta-feira, 11 de outubro. A interdição ocorrerá no trecho que vai da Rua Chapecó, na altura do CEIM A Caminho do Futuro, até o Ginásio Osni Jacomel.
Já para a montagem das tendas e do palco, prevista para começar na quinta-feira, 10 de outubro, o trânsito será interrompido apenas parcialmente.







