Alopecia x

Alopecia X é uma dermatopatia, que ocorre com maior frequência em raças nórdicas, especialmente em cães da raça Spitz Alemão. A sua patogenia ainda não foi esclarecida, atualmente acredita -se que seja uma doença hereditária. A alopecia é a queda de pelos em regiões que deveriam ser cobertas, normalmente a queda de pelos é bilateral, simétrica, e sem prurido associado, atingindo geralmente o tronco e as partes posterior das coxas.

Além desses achados clínicos, o animal acometido apresenta pelagem sem brilho que se desprende com facilidade da pele, e a mesma pode apresentar-se escurecida. Os cães machos são afetados com muito mais frequência do que as fêmeas, o que levou a especulações de que um desequilíbrio hormonal pode estar envolvido nesta doença. No entanto, até agora a causa da alopecia X permanece desconhecida.

A perda de pelos geralmente se apresenta sem outros sintomas em um cão saudável, sem qualquer alteração sistêmica, porem como padrão de lesão da doença é similar ao apresentado em animais portadores de doenças endócrinas.

O diagnóstico da causa da queda de pelo ou alopecia será um processo de eliminação, pois não há nenhum teste específico conhecido neste momento para confirmar um diagnóstico de alopecia X. O veterinário precisará de um histórico completo do cão, além de um exame físico e exames de sangue. Deve -se sempre investigar e excluir as endocrinopatias que causam alterações dermatológicas como Hipotireoidismo, Hiperadrenocorticismo e distúrbios gonodais.

Existe várias opções de tratamento:

  • Em alguns caoses a alopecia é responsiva à castração, provavelmente exigirá um período de tempo para permitir que o pelo cresça novamente após a castração de machos ou fêmeas.
  • Melatonina oral (sem receita) – não comece por conta própria, a menos que aconselhado pelo seu veterinário
  • Administração de trilostano oral.
  • Existem terapias que podem de algum modo estimular o crescimento dos pelos, mas o resultado é sempre imprevisível e depende da resposta individual, podendo não responder a qualquer das alternativas tentadas. Dentre as opções terapêuticas pode- se utilizar destes princípios ativos que estimulem o crescimento dos pelos, xampus e vitaminas via oral.
  • O microagulhamento é uma técnica que constitui em um estimulo físico realizado através de uma caneta dérmica diretamente na pele do animal.   Esta técnica inovadora mostrou-se eficiente no tratamento da alopecia x, com índices de repilação que pode chegar até 90 %.

Esses tratamentos podem não ser necessariamente uma cura para todos os cães com alopecia X. Eles podem permitir que o ciclo do pelo comece novamente, mas pode ocorrer recidivas, e isso pode acontecer rapidamente, um mês depois do novo ciclo ou até 3 a 5 anos depois.

Nos cães que não volta a crescer os pelos são necessárias tomar algumas precauções extras, quando o mesmo está fora de casa, como uso de camisetas e suéteres e uso de protetor solar para proteger as regiões com queda de pelos, pois a pele fica mais exposta a luz solar.

Por: Vanessa Barcarolo
Vida com Patas Clínica Veterinária
CONTATO: (49) 99938.1246 . 9805.6649, 98433.1541

*Coluna ‘Cuidado com Pet’s’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1848 de 26 de setembro.

spot_img

Mais lidas na semana

CDL Divulga Horários Especiais para o Comércio no Final de Ano

A Câmara de Dirigentes Logistas de Campos Novos, divulgou...

CDL Lança Promoção de Vendas ‘Natal Celeiro da Paz’ 2025

Ao todo serão sorteados 40 MIL reais em Vale...

FIESC lança novo site do Fundo Social, com 190 projetos aptos à captação de recursos

Endereço é fundosocial.sesisc.org.br; plataforma traz iniciativas de cultura, esporte,...

Lei Maria da Penha vai além da proteção das mulheres

A juíza Ana Paula Mattar, da 2ª Vara Criminal...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens quebradas
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
35 %
1.9kmh
62 %
ter
25 °
qua
21 °
qui
21 °
sex
21 °
sáb
23 °

Categorias Populares