Com o fim do ano se aproximando, você já deve – ou pelo menos deveria – estar pensando em como organizar financeiramente sua empresa e se preparar para o fim deste ano e o começo do próximo.
Nesta época, os gastos de uma empresa são altos. É preciso fazer um fechamento de balanço, pagar o décimo terceiro dos funcionários, férias, entre outras despesas. E, logo em seguida, no começo do ano são os tributos que consomem boa parte do capital.
Para te ajudar, nós vamos dar 4 dicas para organizar financeiramente sua empresa neste final de ano.
- 1 – Organize o fluxo de caixa: O fluxo de caixa é uma ferramenta que organiza todas as movimentações financeiras realizadas pela empresa, tanto de entradas quanto de saídas de finanças. Esse controle permite que você tenha sempre o saldo financeiro atualizado e possibilita que você analise melhor as despesas de seu negócio e consiga reduzi-las.
O fluxo de caixa é uma ferramenta muito importante na hora de organizar financeiramente sua empresa e deve ser feito todos os meses. - 2 – Faça a gestão de contas a pagar e contas a receber: Além de saber o saldo atual, como citado acima, é preciso saber o que vai entrar e o que vai sair da sua empresa no próximo mês na hora de organizar financeiramente sua empresa.
Um faturamento de X pode até parecer bom a princípio, mas se você tiver um gasto previsto para o próximo mês de 2X, sua empresa ficará no vermelho. Por isso é importante fazer projeções para meses futuros, principalmente no começo e no final do ano.
- 3 – Faça um planejamento orçamentário: Uma forma de não ter surpresas na hora de fechar as contas do ano é fazer um planejamento do orçamento. Discrimine no planejamento todos os gastos e ganhos previstos para sua empresa – e siga-o fielmente.
No momento em que você traça seu planejamento você pode identificar despesas desnecessárias ou pontos onde se pode poupar o que é importante. Assim, você consegue organizar financeiramente sua empresa e estar preparado para o fechamento e a abertura de ano.
- 4 – Como fazer tudo isso a partir de agora: Mas, se durante o ano inteiro, você não aplicou nenhuma dessas dicas, não precisa se desesperar. Nós vamos te ajudar a se organizar agora. O ponto mais importante ao organizar financeiramente sua empresa é o controle.
Controle tudo que entra e vai entrar na sua empresa, assim como tudo que sai e vai sair. Anote seus gastos e seus ganhos. E não se esqueça: planeje o orçamento dos próximos meses, faça projeções e veja o quanto você terá de gastar.
Dessa forma você pode começar a poupar a partir de agora, caso suas contas a receber não batam com as contas a pagar para os próximos meses. Esses são apenas 4 pontos importantes quando falamos em controle e organização financeira para a reta final do ano, mas uma dica muito importante: separe todos os meses uma parte das tuas receitas para as despesas de final de ano e fique bem tranquilo.
Por: Douglas Rayzer
Contador . RB Contabilidade . Contato: (49) 99907.8738
*Coluna ‘Evoluir Empresarial’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1849 de 03 de outubro de 2024.