OAB se posiciona contra PL que restringe atuação da advocacia

O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, posicionou-se contra o Projeto de Lei 2132/24, que propõe novas exigências para a atuação dos advogados no Brasil. Segundo o dirigente, o projeto representa um “retrocesso e desrespeito com advogados e advogadas” ao estabelecer que as procurações para atuação dos profissionais devam conter informações adicionais e que seu prazo de validade seja limitado a 120 dias.

Horn busca unir a classe para contestar o PL, argumentando que as novas exigências podem dificultar o exercício profissional da advocacia e comprometer o direito constitucional dos cidadãos ao acesso à justiça. “É por isso que nós aqui em Santa Catarina estamos imbuídos de um projeto nacional para advocacia de Santa Catarina, que tenha consciência de que essa onda da união é necessária para que a advocacia possa combater com vigor todos estes PLs que ameaçam o exercício profissional”, destacou.

O projeto de lei tem gerado preocupações entre os advogados e advogadas de Santa Catarina e do país, que consideram a medida um ataque ao livre exercício da profissão. Além da limitação do prazo de validade das procurações, as mudanças sugeridas no PL 2132/24 acrescentam burocracias que, segundo Horn, inviabilizam a celeridade e a autonomia com que os advogados costumam atuar em prol de seus clientes. “A OAB Nacional estará no Congresso Nacional dialogando com parlamentares e pedindo o arquivamento da proposta”, informou.

Rafael Horn explica ainda que tais alterações representam uma ameaça direta à autonomia dos profissionais e ao direito de escolha dos cidadãos quanto à representação legal, ressaltando que medidas como essa dificultam a continuidade de representações em processos longos, exigindo uma renovação frequente de procurações que, muitas vezes, envolvem clientes em situação de vulnerabilidade.

*INFO: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS
spot_img

Mais lidas na semana

Lula regulamenta a Lei de Reciprocidade Comercial

A norma autoriza o governo brasileiro a adotar medidas...

Copercampos promove simulados de emergência em unidades de armazenagem

Com o compromisso contínuo de promover um ambiente de...

Esperidião Amin quer mais transparência na remoção de conteúdos da internet

Para o senador, a retirada de conteúdos sem a...

Sicoob ultrapassa 9 milhões de cooperados com solidez e impacto social

Crescimento contínuo e consistente evidencia a força do cooperativismo...

Produção industrial catarinense avança 4,8% no ano até maio

Desempenho é o terceiro melhor do país, mas mostra...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
18.8 ° C
18.8 °
18.8 °
69 %
0.9kmh
100 %
qua
19 °
qui
17 °
sex
10 °
sáb
18 °
dom
20 °

Categorias Populares