Por que não devemos vacinar cadelas e gatas com vacina anti-cio?

A utilização de vacinas “anti-cio” em gatas e cadelas ocorre de maneira indiscriminada para evitar gestações indesejadas dos animais ou para que não haja cio.

O hormônio tem valores acessíveis, custando em média de R$ 10 a R$ 15 reais e por estar disponível para compra em agropecuárias, pet shops e clinicas veterinárias, acaba sendo a escolha mais rápida e viável para tutores que buscam o baixo custo. Porém “Existem estudos mostrando que de 10 cadelas que usaram regularmente a “vacina anti-cio”, poderão apresentar problemas como a piometra, uma infecção do útero que pode levar a morte”.

Essa prática tem como consequência a exposição dos animais a elevadas doses de hormônios, aumentando a chance de desenvolvimento de câncer (tumores de útero e de mama) de maioria malignos, e do nascimento de filhotes com sérias deformações ou até mesmo morte fetal.

Em felinos um dos danos causados pelo uso indiscriminado do hormônio é a hiperplasia mamária, é uma doença que é muito frequente em gatas, causando o aumento das glândulas.

As glândulas, que são firmes e não inflamadas, podem tornar-se inflamadas ou necróticas, causando febre, anorexia e dor intensa. Uma única aplicação de hormônios, com finalidade anticoncepcional, pode causar hiperplasia mamária, sendo necessária intervenção cirúrgica para retirada da cadeia.

Vale ressaltar que os hormônios são encontrados tanto na forma de vacina ou comprimidos, porém independente da forma de apresentação o dano será o mesmo. As consequências do uso do medicamento, leva diariamente tutores a procurarem atendimento veterinário, seja para consulta ou cirurgia.

A alternativa mais segura para os donos que desejam buscar controlar o cio em cadelas e gatas é a castração, solução permanente e segura que previne a gravidez indesejada e reduz o risco de algumas doenças. Existem outras abordagens que podem ajudar no comportamento durante o cio, como: não ter contato com outos cães não castrados durante o período, mantendo o pet fechado em local seguro.

Por: Vanessa Barcarolo
Vida com Patas Clínica Veterinária
CONTATO: (49) 99938.1246 . 9805.6649, 98433.1541

*Coluna, ‘Cuidados com Pet’s’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1851 de 17 de outubro de 2024.

spot_img

Mais lidas na semana

Reforma Tributária: o impacto real que empresários precisam saber agora

Empresas terão de rever preços, fornecedores e regimes de...

Torra Torra CDL acontece neste DOMINGO no Salão Paroquial

Devido ao sucesso do ‘Torra Torra’, realizado em Julho,...

Brasil deve ter nova safra recorde de grãos em 2025/26, diz Conab

De acordo com a publicação, sendo confirmadas as expectativas,...

Fibromialgia: entenda sintomas, causas e formas de tratamento

A fibromialgia é uma síndrome crônica que provoca dores...

AMA Divulga Ata de Seleção de Recursos FIA

ATA Nº 02-2025 do Edital de Seleção n° 02-2025 https://bit.ly/47ThFmG

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens quebradas
14.5 ° C
14.5 °
14.5 °
63 %
4.1kmh
67 %
qui
18 °
sex
19 °
sáb
22 °
dom
16 °
seg
26 °

Categorias Populares