Trabalho de reconstrução continua nos municípios afetados por fortes chuvas e previsão indica novos temporais para o fim de semana

O sábado de sol em boa parte do estado ajudou a amenizar os impactos das fortes chuvas no litoral catarinense. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil contabiliza 320 desabrigados, 995 desalojados e segue monitorando a situação e prestando assistência à população atingida. Até o momento, 13 municípios decretaram Situação de Emergência devido aos alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura. De acordo com a previsão da Defesa Civil, novos temporais devem atingir o Litoral no fim de semana.

Municípios afetados e volumes de precipitação

As cidades que decretaram emergência são: Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara e Gaspar. Biguaçu registrou um dos maiores volumes de precipitação, com 434,8 mm de chuva em 48 horas, seguido por Florianópolis (375,6 mm) e São José (357,1 mm).

Assistência humanitária

Equipes da Defesa Civil têm enviado ajuda humanitária para os municípios mais afetados. Até o momento, Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú já receberam apoio emergencial. Entre os itens distribuídos estão água potável, cestas básicas, kits de limpeza e higiene pessoal e colchões. Além disso, abrigos foram disponibilizados para a população desalojada.

Previsão do tempo

Embora o sábado tenha trazido um alívio temporário, a previsão para o fim de semana indica mais chuva para o estado. A partir da tarde de hoje,18 de janeiro, a instabilidade volta a ganhar força, com pancadas de chuva, temporais isolados, raios, rajadas de vento e eventual granizo, especialmente nas regiões do Litoral e áreas adjacentes.

Para domingo,19, e segunda-feira, 20, espera-se a chegada de uma frente fria, com temporais mais intensos. O risco de danos estruturais por alagamentos, enxurradas, entre outros, é elevado, com níveis moderado, nas áreas em amarelo; e alto, nas regiões em laranja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.