Governo de SC apresenta projeto de concessão do Mirante da Serra do Rio do Rastro

O Governo de Santa Catarina promoveu uma série de reuniões com o setor privado para apresentar o projeto de concessão do Complexo Turístico do Mirante da Serra do Rio do Rastro. O objetivo foi ampliar a divulgação da iniciativa e esclarecer dúvidas de potenciais interessados.

No total, 11 empresas participaram dos encontros presenciais e virtuais promovidos pela Secretaria da Fazenda, Secretaria de Turismo e InvestSC, no fim de abril, com apoio da consultoria responsável pelos estudos do projeto. As reuniões ocorreram em Lages, Florianópolis e por videoconferência, com agendamento prévio via site do Programa de Parcerias e Investimentos.

O projeto prevê a concessão onerosa da área para construção, operação, manutenção e exploração sustentável do complexo turístico, que é um dos principais cartões postais do estado. Entre os temas abordados nas reuniões, estiveram questões operacionais, aspectos econômico-financeiros, condições contratuais e os principais custos previstos para a formalização do contrato.

“Reconhecida mundialmente como uma das paisagens mais encantadoras. A Serra do Rio do Rastro é facilmente a estrada mais linda do mundo. Mas a estrutura atual não comporta mais o potencial turístico da região. Por isso nós lançamos a concessão de todo esse espaço. Um mirante gratuito pra contemplar melhor esse paraíso. Anfiteatro, praça, restaurantes temáticos. O que tiver de mais avançado no mundo aqui pra nossa Serra. Um novo equipamento turístico de ponta, sem um centavo de dinheiro público”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
Além de cuidar da administração, operação e manutenção do mirante no prazo de 30 anos, a empresa vencedora da concessão deverá garantir que o empreendimento conte com infraestrutura de lazer, cultural, gastronômica e estacionamento.

O projeto prevê, por exemplo, a construção de um pavilhão principal, com anfiteatro, praça de eventos e lojas, além da instalação de restaurantes temáticos — o acesso ao espaço permanecerá gratuito. Estudos de arquitetura e engenharia também propõem um atrativo que explore melhor a vista a ser contemplada no mirante, como uma ponte de vidro.

Com localização estratégica, o Mirante integra uma das rotas turísticas mais emblemáticas do país, com forte apelo ao ecoturismo e ao turismo de aventura. A proposta da concessão é fortalecer a infraestrutura do mirante, ampliar os serviços aos visitantes e garantir o uso sustentável da área, valorizando suas características ambientais e paisagísticas.

“Essa fase de diálogo com o mercado é essencial para mostrar o potencial do projeto e posicioná-lo como referência de um desenvolvimento estruturado para a Serra catarinense, uma região marcada por paisagens icônicas, riqueza cultural e natureza única. Estamos trabalhando para garantir um processo licitatório atrativo e amplamente concorrido”, observa a diretora de Atração de Investimentos (DIAI) da Secretaria de Estado da Fazenda, Débora Müller.

As propostas para a concessão do Complexo Turístico do Mirante da Serra do Rio do Rastro devem ser entregues até o dia 16 de junho, às 14h, na Secretaria de Estado da Administração, em Florianópolis. Todas as informações, documentos e anexos estão disponíveis para consulta no Portal de Compras do Governo do Estado de Santa Catarina.

A próxima rodada de reuniões com o mercado está prevista para ocorrer ainda no mês de maio, com reuniões em São Paulo, Florianópolis e por videconferência, e será divulgada no portal do PPI/SC.

*INFO: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS
spot_img

Mais lidas na semana

Educação financeira e empreendedorismo

Rotary Club de Campos Novos tratou assunto com jovens...

Ministério da Agricultura apresenta programas e reforça parceria com cooperativismo agropecuário de SC

A aproximação com o Sistema OCESC visa ampliar oportunidades...

Santa Catarina registra recordes nas exportações de carnes no 1º quadrimestre de 2025

Santa Catarina alcançou, no primeiro quadrimestre deste ano, o...

AGRO DIVEL realiza Workshop em Campos Novos

A Agro Divel realizou de 5 à 9 de...

Copercampos recebe certificado por consumo de energia renovável no mercado livre

Cooperativa investe no setor sustentável e na evolução da...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu limpo
23.2 ° C
23.2 °
23.2 °
47 %
4.1kmh
0 %
dom
25 °
seg
26 °
ter
20 °
qua
21 °
qui
16 °

Categorias Populares