Santa Catarina aumenta em mais de 60% investimento na manutenção das escolas

O CPESC é usado para atender às necessidades do cotidiano nas escolas estaduais de forma ágil, garantindo a eficiência da gestão pública.

O Governo do Estado aumentou o investimento no Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC) em 66,67% desde o início da atual gestão, em 2023. O CPESC é usado para atender às necessidades do cotidiano nas escolas estaduais de forma ágil, garantindo a eficiência da gestão pública.

Com o CPESC, manutenções simples, como uma fechadura quebrada ou uma goteira no telhado, podem ser solucionadas mais rapidamente. Os recursos concedidos para cada unidade escolar são escalonados conforme o porte da escola, com base nos dados do Censo Escolar do exercício anterior. Desta forma, o cartão funciona como um instrumento moderno e transparente de execução orçamentária.

No início deste ano, a Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou uma capacitação para orientar os técnicos responsáveis das 37 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e do Instituto Estadual de Educação (IEE) sobre o uso do CPESC. Ao todo, 79 técnicos participaram da formação, que teve carga horária de 16 horas.

Investimentos em infraestrutura escolar

Desde 2023, 98 obras em escolas estaduais foram concluídas, sendo 16 delas já em 2025. Há 147 obras em andamento, das quais 116 tem previsão de conclusão ainda neste ano, evidenciando um avanço expressivo nas ações voltadas à melhoria da infraestrutura das unidades escolares da rede estadual.

Estas obras contemplam reforma e ampliação de unidades escolares, execução de reforma das instalações elétricas e construção de subestação de entrada de energia elétrica, Plano de Proteção Contra Incêndio, instalações sanitárias e acessibilidade, construção de quadra poliesportiva e construção de nova unidade escolar.

Os contratos em andamento estão sendo acompanhados minuciosamente para garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos e promover maior celeridade na execução das obras.

Cabe ressaltar ainda que foram executadas melhorias na infraestrutura das escolas estaduais por meio da Ata de Manutenção Civil. A atuação preventiva e corretiva na conservação dos espaços escolares não apenas preserva o patrimônio público, mas também contribui diretamente para o bem-estar e o desempenho dos estudantes, promovendo condições adequadas para a aprendizagem e o desenvolvimento integral.

*INFO: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS
spot_img

Mais lidas na semana

CDL Lança Promoção de Vendas ‘Natal Celeiro da Paz’ 2025

Ao todo serão sorteados 40 MIL reais em Vale...

FIESC lança novo site do Fundo Social, com 190 projetos aptos à captação de recursos

Endereço é fundosocial.sesisc.org.br; plataforma traz iniciativas de cultura, esporte,...

Lei Maria da Penha vai além da proteção das mulheres

A juíza Ana Paula Mattar, da 2ª Vara Criminal...

“Caipora Viu” – expressão familiar que dá nome ao galpão que transforma memória em herança cultural

Espaço criado por Benito Zandoná homenageia o avô e...

CNH acessível: governo quer curso teórico gratuito e fim da obrigatoriedade de autoescola

Governo federal propõe CNH mais acessível com curso teórico...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens dispersas
23.1 ° C
23.1 °
23.1 °
39 %
2.1kmh
33 %
ter
25 °
qua
21 °
qui
21 °
sex
21 °
sáb
23 °

Categorias Populares