Brasil e México assinam acordo para fortalecer cooperação agrícola e pecuária

Durante missão oficial no México, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, acompanhou nesta quarta-feira (27) a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Sader) do México.

O documento amplia a cooperação bilateral em áreas como produção agrícola e pecuária, acompanhamento técnico de pequenos e médios produtores, soberania alimentar, sanidade animal e vegetal, inovação tecnológica, financiamento e seguro rural.

Intercâmbio e grupo de trabalho

O memorando prevê o intercâmbio de informações, tecnologias e boas práticas, além de visitas técnicas e estratégias para facilitar o comércio agrícola. Para coordenar as ações, será criado um grupo de trabalho com representantes técnicos de ambos os países, responsável por identificar áreas de interesse comum e implementar um plano de trabalho conjunto.

Leia também: Gigante chinesa autoriza compra de terras no Brasil para plantio de grãos; entenda

Crescimento das exportações de carnes

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou a importância da parceria e o compromisso brasileiro com a rastreabilidade bovina. Segundo ele, a abertura do mercado mexicano já trouxe resultados expressivos:

  • Carne bovina: aumento de cerca de 250% nas exportações em 2 anos e 8 meses;

  • Carne suína: crescimento de 95% no mesmo período;

  • Carne de frango: alta de 14%.

“Esses avanços são benéficos não apenas para o Brasil, mas também para o México, que encontra carnes de qualidade no seu programa de combate à inflação dos alimentos”, afirmou Fávaro.

Compromissos do México

O secretário mexicano de Agricultura, Julio Antonio Berdegué Sacristán, ressaltou que o país analisará, em até dez dias, protocolos de regionalização em caso de surtos em plantéis aviários, garantindo a continuidade das exportações brasileiras de frango.

Berdegué também destacou a experiência brasileira no combate à fome, apontada como referência pela presidente do México, Claudia Sheinbaum, que recomendou a troca de práticas com o Brasil.

Novas negociações

Além das carnes, a reunião abriu caminho para a importação de pêssego mexicano pelo Brasil e para a ampliação do mercado de atum brasileiro no México.

O encontro ocorreu na sede da chancelaria mexicana, com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do presidente da Apex, Jorge Viana, dos embaixadores Francisco Canabrava e Celso de Tarso, do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, e da adida agrícola no México, Adriane Cruvinel.

Fonte: gov.br

spot_img

Mais lidas na semana

VAGAS DE EMPREGO CAMPOS NOVOS

VAGAS AURORA (JOAÇABA) ENTREVISTA NO SINE DE CAMPOS...

“Ecos do Silêncio”, por Ivone Zanella Cordeiro

Novo romance da escritora camponovense será lançado em breve. A...

Movimento econômico da região da Amplasc

Municípios seguem em crescimento, ampliando características principais. A região da...

Procuradoria Especial da Mulher encerra Rodas de Conversa de 2025

Outubro Rosa foi a temática do último evento realizado,...

Black Friday sem golpes: confira dicas para comprar com segurança

A sexta-feira mais esperada do varejo exige atenção dos...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
20.4 ° C
20.4 °
20.4 °
76 %
0.4kmh
100 %
qui
25 °
sex
26 °
sáb
23 °
dom
21 °
seg
18 °

Categorias Populares