“Documento em casa”: Alesc aprova envio de documentos, como CNH e RG, pelos Correios

Caso o cidadão opte pelo envio domiciliar, o custo da entrega ficará sob sua responsabilidade;

A Assembleia Legislativa deu um passo importante para facilitar a vida dos catarinenses. Em sessão itinerante realizada em Balneário Camboriú, os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei do deputado Napoleão Bernardes (PSD) que garante ao cidadão a opção de receber em casa documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Registro Geral (RG) pelos Correios.

Batizada popularmente de “Documento em Casa”, a proposta estabelece que os órgãos estaduais deverão oferecer, de forma opcional, o serviço de remessa postal de documentos físicos. Caso o cidadão opte pelo envio domiciliar, o custo da entrega ficará sob sua responsabilidade.

Além da praticidade, o projeto prevê segurança total na entrega, com mecanismos rastreáveis, comprovação de recebimento e validade jurídica. A iniciativa já é adotada em outros estados e, segundo Napoleão Bernardes, representa um avanço significativo na modernização e humanização do serviço público catarinense.

“Esse projeto é mais do que uma comodidade, é uma resposta concreta a uma demanda da população. Hoje, muita gente precisa perder dias de trabalho, de aula, ou se deslocar por longas distâncias apenas para buscar um documento. Isso é desumano e ultrapassado. O Estado precisa se aproximar das pessoas, e não o contrário”, destacou o parlamentar.

Com a aprovação em plenário, o projeto agora segue para sanção do governador. Assim que a lei entrar em vigor, Santa Catarina passará a integrar o grupo de unidades da federação que permitem ao cidadão receber seus documentos de forma prática, segura e sem sair de casa.

*INFO: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS
spot_img

Mais lidas na semana

Parlamento catarinense discute alternativas para conter crise no setor leiteiro

Assembleia debate crise do leite em Santa Catarina buscando...

CDL de Campos Novos adere Campanha de Recuperação de Crédito

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos Novos realizou...

Crea-SC defende protagonismo da engenharia e atualização de lei que regulamenta a profissão

A proposta em análise moderniza dispositivos que tratam da...

Santa Catarina lidera inovação em Inteligência Artificial para saúde pública

Santa Catarina avança na aplicação de inteligência artificial para...

Sicredi financia R$ 2,7 bilhões no Plano Safra 2024/2025 em SC

O número de operações realizadas e o volume liberado...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
23.7 ° C
23.7 °
23.7 °
66 %
1.3kmh
100 %
sex
25 °
sáb
25 °
dom
22 °
seg
17 °
ter
22 °

Categorias Populares