Grande público prestigia movimento realizado no interior de Campos Novos.
No domingo, 30 de novembro, a comunidade de Pocinhos, no interior de Campos Novos, recebeu o 2º encontro entre as equipes do Esporte Clube Estrela do Sul e do Esporte Clube Catuense. O evento reuniu um grande público e contou com a presença de atletas, ex-atletas e familiares.
A ação esportiva teve caráter beneficente, com o objetivo de auxiliar no custeio das despesas de tratamento de saúde de um membro da comunidade que faleceu neste ano.
O encontro também marcou a celebração dos 75 anos de fundação do Esporte Clube Estrela do Sul.
A iniciativa do evento partiu de Jeferson Zampieri (Neguinho), filho de Benito Zampieri. Jeferson, que residiu na localidade e esteve envolvido com o esporte regional por muitos anos, idealizava a realização deste encontro há bastante tempo.
Com o incentivo dos amigos, criou um grupo de WhatsApp reunindo atletas e ex-atletas, o que possibilitou a organização do evento.
HISTÓRIA
Segundo registro em ata da época, o Esporte Clube Estrela do Sul foi fundado em 1950 na localidade de Pocinhos, em Campos Novos.
Na década de 1960, por volta de 1963, a família Tomazoni mudou-se para a comunidade e, a partir desse período, os irmãos Luiz Carlos e Rui Tomazoni — grandes apaixonados pelo futebol — assumiram a liderança do clube.
Sob a dedicação dos irmãos Tomazoni, especialmente de Luiz Carlos, a equipe formada por jogadores talentosos e comprometidos se destacou em diversos torneios e amistosos pela região. Foram cerca de 20 anos de conquistas, consolidando um legado de entusiasmo e paixão pelo esporte.
Nos anos 1980, com a saída dos irmãos Tomazoni da comunidade, por volta de 1983, as atividades esportivas foram encerradas, marcando o fim do Esporte Clube Estrela do Sul.
No ano seguinte, começaram os primeiros passos para a criação de um novo clube, impulsionados pela organização de torneios regionais. Nessa época, o saudoso Benito Zampieri (Beno) teve papel fundamental ao reunir 11 jogadores para disputar um desses torneios.
Enquanto o grupo aguardava o transporte, o morador Valmir Savaris, conhecido por sua simpatia e bom humor, animou o momento ao brincar: “O Catuense já está pronto para a viagem!”
Quando a Kombi chegou para levar o time — que havia arrecadado dinheiro entre os atletas para pagar a inscrição — Benito Zampieri sugeriu que escolhessem um nome. Após rápida discussão, um dos jogadores lembrou a brincadeira de Valmir:
“O Valmir falou Catuense! Vamos dar esse nome ao time.” A sugestão foi aceita por todos, e assim nasceu o Esporte Clube Catuense de Pocinhos.
A equipe conquistou o torneio logo em sua estreia, reforçando a escolha do nome e dando início a uma trajetória que se estendeu por quase duas décadas.
Com o encerramento das atividades do Catuense, o Esporte Clube Estrela do Sul foi reativado por volta de 1993, sob liderança de Gilmar Bazzo. Durante a década de 1990, o time também foi conduzido por Edson Lagni e pelo saudoso Tarcísio Cecatto. Já nos anos 2000, estiveram à frente Laurindo Neris, Luiz Baratieri, Marcos Moretti, Leandro dos Santos e Juciano Dorigon.
Ao longo dos anos, o Estrela do Sul participou de inúmeros amistosos, campeonatos e torneios. Hoje, continua ativo e brilhando, sob a liderança de novos nomes, como Fernandes Murer, Gabriel Neris, Moacir Soares Borges, Joilson de Giacometti e outros apaixonados pelo esporte que seguem conduzindo a equipe.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1908 de 11 de dezembro de 2025.


