“Desafios no campo acendem alerta para o futuro da agricultura brasileira”, avalia presidente da FAESC

A agricultura brasileira atravessa um dos momentos mais delicados das últimas décadas. O aumento expressivo dos custos de produção, a alta da taxa de juros e a falta de recursos para o crédito rural estão levando produtores de todos os portes a uma situação limite. O reflexo mais preocupante é o crescimento acelerado dos pedidos de recuperação judicial no campo, um sinal claro de que a política agrícola precisa de ajustes urgentes.

A análise é do presidente do Sistema FAESC/SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo. Segundo ele, com insumos dolarizados, energia e mão de obra mais caras, as margens de lucro se tornaram insuficientes para manter a atividade sustentável. Ao mesmo tempo, a escassez de crédito e o encarecimento das dívidas comprometem a capacidade de reação dos produtores, colocando em risco a produção de alimentos, a economia do interior e o bolso do consumidor.

Sobre esse cenário preocupante, o presidente faz um alerta direto e necessário. Em vídeo, ele analisa as causas da crise, aponta os riscos de um colapso produtivo e defende a ampliação imediata do crédito rural como medida essencial para preservar a agricultura, a segurança alimentar e o futuro do País. “O Brasil precisa agir agora para evitar uma crise ainda maior no campo”, alerta Pedrozo.

*INFO: MB COMUNICAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.