1ª onda de frio de 2026 começa nesta sexta-feira;

Forte massa de ar polar deve provocar queda acentuada das temperaturas até a próxima quarta-feira (13). Há possibilidade de geada e até chuva congelada ou neve em áreas serranas do Sul. Parte do Sudeste pode registrar mínimas próximas de zero.

A primeira onda de frio de 2026 chega ao Brasil nesta sexta-feira (8) e deve se estender pelo menos até a próxima quarta-feira (13), trazendo uma queda acentuada das temperaturas em boa parte do centro-sul do país, segundo a Climatempo.

O fenômeno está associado ao avanço de uma frente fria que já provocava temporais no Rio Grande do Sul desde a última quinta-feira (7) e que segue ganhando força pela região Sul, onde há risco de chuva volumosa, granizo isolado e ventos que podem ultrapassar os 90 km/h em alguns pontos.

Por causa do avanço desse sistema, também há previsão:

  • de geada de forte intensidade no Sul e em áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo;
  • de chuva congelada ou neve (baixa possibilidade) entre a noite de sábado (9) e a madrugada de domingo (10), em áreas serranas do RS e SC acima de 1.500 metros;
  • da primeira friagem do ano no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas;
  • e de temperaturas abaixo de 0°C em áreas serranas do Sul, entre 0°C e 5°C em pontos de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, e entre 10°C e 15°C em Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segundo os meteorologistas, essa frente fria se forma a partir da combinação de uma área de baixa pressão sobre o centro-norte da Argentina e de um ciclone extratropical que está se intensificando rapidamente no oceano, próximo à costa da província de Buenos Aires.

Esse ciclone tem características de “ciclone bomba” — quando há uma queda muito rápida da pressão atmosférica em pouco tempo —, mas deve se manter afastado do território brasileiro.

A consequência indireta para o Brasil é uma forte diferença de pressão atmosférica numa área pequena, o que potencializa rajadas de vento mesmo em locais sem chuva, as chamadas “rajadas secas“.

Entre os destaques desta primeira onda de frio do ano está a possibilidade de geada de forte intensidade no Sul e em parte do Sudeste, além de uma pequena chance de precipitação invernal — chuva congelada ou neve — nas áreas mais altas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, acima de 1.500 metros, entre a noite de sábado (9) e a madrugada de domingo (10).

Em áreas serranas do Sul, as temperaturas podem ficar abaixo de 0°C, e há previsão de marcas entre 0°C 5°C em pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A massa de ar polar avança com força para o centro-sul do Brasil entre o sábado (9) e o domingo (10), Dia das Mães, espalhando o frio por São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte do Sudeste.

Já na segunda-feira (11), a chuva associada à frente fria chega ao Espírito Santo e ao leste de Minas, e o ar gelado se mantém pelo menos até a terça-feira (12), trazendo possibilidade de novos recordes de temperaturas baixas para o ano.

*INFO: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.