[slideshow_deploy id='63323']

CNA e FAESC promovem levantamentos de custos de produção em quatro regiões de SC

O objetivo dos encontros foi levantar informações nas principais regiões produtoras, tomando como referência as propriedades modais dos municípios.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promoveram quatro levantamentos de custos de produção agropecuária em diferentes regiões catarinenses por meio do Projeto Campo Futuro. A iniciativa foi realizada nos meses de maio e junho e contou com a parceria de universidades, centros de pesquisa e Sindicatos Rurais.

Os painéis ocorreram nos municípios de Araranguá, com foco na cultura do trigo; Lages, na área de silvicultura; Mafra, com foco em milho, soja e trigo; e Xanxerê, também voltado às culturas de milho, soja e trigo. As ações reuniram técnicos da CNA, produtores rurais, dirigentes sindicais de cada região, cooperativas, especialistas e profissionais ligados ao setor agropecuário.

As propriedades analisadas foram as de Rogério Pessi, em Araranguá; Celso Tafarel, de Faxinal dos Guedes, no painel de Xanxerê; e César Domingos Herbst, em Mafra. Em Lages, o evento reuniu 11 produtores e representantes de empresas florestais, na sede do Sindicato Rural e contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Lages e vice-presidente regional,Márcio Cícero neves Pamplona.

O objetivo dos encontros foi levantar informações nas principais regiões produtoras, tomando como referência as propriedades modais dos municípios. A metodologia permite identificar os custos de produção e gerar dados estratégicos para apoiar a gestão das propriedades rurais, a tomada de decisão no campo e o planejamento do setor produtivo.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da agropecuária catarinense. Segundo ele, o levantamento de custos é uma ferramenta essencial para que os produtores compreendam melhor a realidade econômica das atividades, avaliem a rentabilidade dos sistemas produtivos e tenham mais segurança na gestão de seus negócios rurais.

PROJETO CAMPO FUTURO

Desenvolvido pela CNA em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), universidades e centros de pesquisa, o Projeto Campo Futuro tem como foco o levantamento dos custos de produção e a geração de informações para o gerenciamento da atividade agropecuária.

Lançada em 2007, a iniciativa busca aliar a capacitação do produtor rural à produção de dados estratégicos para o setor, contribuindo para uma gestão mais eficiente, competitiva e sustentável no campo.

Ao longo de 2026, a CNA promoverá, em parceria com as federações estaduais, 145 painéis em todo o País. As ações abrangem 38 culturas, em 134 municípios de 23 Estados.

spot_img

Mais lidas na semana

Inclusão de pessoas com TEA na tecnologia amplia oportunidades no mercado de trabalho

Especialista destaca o potencial desses profissionais e o papel...

Fetrancesc cobra revisão na concessão das BRs em Santa Catarina

Entidade levou propostas à ANTT e defende obras permanentes...

Grupo Amo inicia operação em Campos Novos

Chegada da plataforma em Santa Catarina é marcada por...

Prefeito acompanha situação do município após fortes chuvas e reforça orientações da Defesa Civil

O prefeito de Campos Novos, Dirceu José Kaiper (Pé),...

Notícias relacionadas

Campos Novos
chuva fraca
14.6 ° C
14.6 °
14.6 °
98 %
1.5kmh
100 %
qua
15 °
qui
16 °
sex
14 °
sáb
19 °
dom
21 °

Categorias Populares