Ministério dos Transportes confirma dois pontos de pedágio eletrônico no sistema Free Flow em Campos Novos e Joaçaba.
Ao todo, estão previstos 11 pórticos eletrônicos em trechos das BRs 153, 282, 470 e 480. Os equipamentos deverão ser instalados nos municípios de Concórdia, Joaçaba, Campos Novos, Curitibanos, Irani, Faxinal dos Guedes, Xaxim e Água Doce.
Segundo o Ministério dos Transportes, os pontos foram definidos estrategicamente fora dos perímetros urbanos, evitando impactar os deslocamentos municipais.
O leilão que definirá as empresas responsáveis pela administração dos trechos está previsto para dezembro de 2026.
Campos Novos
O vereador Valtoir Scolaro, relatou na sessão da Câmara preocupação dos transportadores com a possível implantação do sistema de pedágio eletrônico, nas rodovias federais da região.
Segundo as informações apresentadas, Campos Novos poderá ter dois pontos de cobrança nas proximidades do trevo de Tupitinga, na BR-282 e na BR-470, o que pode gerar impacto financeiro especialmente para o setor agropecuário e os transportadores que utilizam diariamente essas rodovias.
Diante do cenário, o vereador sugeriu que a Câmara de Campos Novos, articule uma audiência pública com a ANTT e representantes dos municípios da região para esclarecer dúvidas da população e discutir os impactos da medida antes de uma eventual implantação do sistema.
*INFO: RÁDIO CULTURA
