Campo Limpo 2026 encerra com mais de 21 mil materiais recolhidos pela Coocam

Ações realizadas em Barracão, Lebon Régis e Curitibanos reuniram produtores e reforçaram a devolução responsável de embalagens utilizadas no campo.

A Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) encerrou o calendário do Programa Campo Limpo 2026 com 21.583 materiais recolhidos nas filiais de Barracão (RS), Lebon Régis e Curitibanos (SC). Ao longo das três etapas, realizadas entre agosto e setembro, foram recebidas embalagens vazias de defensivos agrícolas, tampas, materiais de papelão e embalagens flexíveis, que seguem o fluxo de logística reversa para a destinação adequada.

Do total registrado, 11.292 correspondem a embalagens rígidas de defensivos agrícolas. Também foram recolhidas 9.298 tampas, 710 embalagens flexíveis e 283 materiais de papelão. Em Barracão, a primeira etapa do calendário reuniu 4.447 materiais; em Lebon Régis, foram 12.337; e, no encerramento em Curitibanos, outros 4.799 materiais foram recebidos. Os números refletem o volume entregue pelos produtores durante as ações realizadas nas três unidades.

O programa tem como proposta facilitar o retorno das embalagens utilizadas nas propriedades ao sistema de destinação.

A Coocam atua como facilitadora desse processo desde 2011, recebendo os materiais nas filiais e realizando a logística de transporte até a Central da Associação das Revendas de Embalagens de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (Ararcam).

A iniciativa também inclui orientação aos produtores sobre os procedimentos necessários antes da devolução, como a tríplice lavagem das embalagens laváveis e a separação das tampas.

Para Kalinka Françoise, gerente do setor administrativo e coordenadora do Programa Campo Limpo na Coocam, o encerramento do calendário representa a continuidade de um trabalho construído ao longo dos anos com os produtores. “Encerramos mais uma edição do Campo Limpo com a certeza de que a participação dos produtores é fundamental para que esse processo funcione. Os resultados das três filiais mostram que a devolução das embalagens já faz parte da rotina de muitos produtores e a Coocam procura estar próxima, facilitando esse retorno e orientando para que cada material siga o destino adequado”, destaca.

A edição de 2026 também reforça o papel da cooperativa na orientação e na aproximação entre produtor e sistema de logística reversa. Ao receber os materiais nas próprias unidades, a Coocam facilita o encaminhamento das embalagens e contribui para que o processo seja realizado de forma organizada e segura. A ação integra as iniciativas socioambientais desenvolvidas pela cooperativa junto aos produtores e às comunidades onde está presente.

Com o encerramento das três etapas, o Campo Limpo 2026 conclui o calendário de recolhimento da Coocam neste ano, deixando como resultado 21.583 materiais encaminhados ao sistema de logística reversa. Para a cooperativa, a continuidade da iniciativa reforça que a destinação das embalagens não termina na aplicação do produto e, sim, faz parte de um ciclo que envolve produtor, cooperativa, canais de recebimento e demais elos responsáveis pelo destino desses materiais.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1948 de 01 de Outubro de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.