Pela prevenção e diagnóstico precoce

Rede Feminina de Combate ao Câncer abre programação do Outubro Rosa em Campos Novos.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos abriu no domingo, 1º de outubro, no auditório da Casa da Cultura, com show do Padre de Celso Ramos Fabrício Farias, a programação do Outubro Rosa. Todos que compareceram puderem acompanhar reflexões acerca da prevenção e também vivenciar momentos de espiritualidade.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas estas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Em Campos Novos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, criada há 5 anos no município, anualmente estimula ações de sensibilização e alerta para a prevenção não só do câncer de mama, mas também do câncer de colo de útero. Em sua sede, também oferece serviços gratuitos de acompanhamento e apoio às mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando a doença.

A programação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos prossegue durante todo o mês de outubro. Confira:

– Nesta segunda-feira, 02, haverá visita ao setor de mamografia no Hospital Dr. José Athanázio às 15hs.

– Dia 11/10: Participação da Novena Nossa Senhora Aparecida – Saída bairro Santo Antônio até Igreja Matriz.

– Dia: 12/10: Participação na Festa Senhora Aparecida na praça de alimentação (box 12).

– Dia: 18/10: Noite Cor de Rosa, na Associação da Copercampos às 19hs e conversa com o mastologista Fernando Martins e a psicóloga Marileia Ramos da Silva. Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.

– Dia: 21/10: Dia de Saúde nas Estratégias de Saúde da Família. (ESFs).

– Dia: 25/10: Caminhada com abraço a Praça Lauro Muller/ saída em frente à Casa da Cultura 15h30min com a participação da Fanfarra de Abdon Batista.

– Dia: 26/10: Encerramento do Outubro Rosa com missa no Santuário De Aparecida com Padre Fabricio Farias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.