Reduzir para adequar

editorialO prefeito Nelson Cruz anunciou nesta semana, a exoneração de secretários e diretores, além do corte de gratificações e demissão de contratados. Aliado à crise financeira que assola o país, o objetivo do executivo é adequar o índice da folha de pagamento do funcionalismo à lei de responsabilidade fiscal, determinado em 54%.

Em Campos Novos, a receita não atingiu a arrecadação prevista pela administração neste ano de 2015 e a folha de pagamento extrapolou, chegando a um percentual de 54,60%, como anunciou o próprio prefeito Nelson Cruz.

As medidas de cortes de pessoal deve gerar uma economia de R$ 700 mil e são válidas numa primeira análise para os meses de novembro e dezembro. Porém, a crise deve se estender 2016 adentro, ano que também será atípico devido às eleições municipais. É provável que o prefeito tenha que reavaliar novamente seu posicionamento e quem sabe manter alguns dos cortes anunciados por um período mais prolongado.

O movimento é de segurar despesas e adotar medidas que incentivem a economia local. A desaceleração da economia e o cenário de inflação colocaram em crise as finanças municipais. As despesas crescem e a receita não acompanha. Alguns municípios também enfrentam outros desafios, como obras paralisadas, subfinanciamento de programas e recursos insuficientes para investimentos.

Para amenizar o impacto, os gestores estão adotando medidas de contingenciamento para tentar reequilibrar o caixa. As ações vão justamente desde demissão de contratados, cargos de confiança, serviços terceirizados, redução dos salários de cargos comissionados e diminuição dos horários de expediente.

A prioridade momentânea é garantir recursos para honrar com o salário e décimo terceiro do funcionalismo e de quebra, ajustar as finanças para não fechar o ano no vermelho.

Por Antonia Claudete Martins.

Editora Chefe do Jornal O Celeiro

spot_img

Mais lidas na semana

Educação verdadeiramente Inclusiva, por Júlio Garcia

O governo federal expediu, em outubro, o Decreto nº...

Câmara aprova marco legal do combate ao crime organizado Proposta vai ao Senado

Foram 370 votos a favor do texto do relator...

Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias

O programa nacional Gás do Povo, que prevê a...

Trump retira tarifa de 40% sobre produtos do Brasil como café e carne

Constam na lista divulgada pela Casa Branca produtos como...

TCE/SC reforça cumprimento do Piso Nacional do Magistério em municípios catarinenses

A atuação do Tribunal de Contas do Estado de...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
14.5 ° C
14.5 °
14.5 °
96 %
2.4kmh
95 %
dom
17 °
seg
15 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
28 °

Categorias Populares