Um pouco científico meu texto, dessa vez. Sim, sempre busco trazer informações científicas sobre comportamentos humanos de uma forma leve e popular, mas dessa vez, trarei um pouco de citação científica.
É do psiquiatra e psicanalista Carl Jung, fundador da psicologia analítica, o conceito de inconsciente coletivo. Ele ajudou a popularizar termos comuns da psicologia, como “arquétipo”, o significado de “ego” e a existência de um “inconsciente coletivo”.
Para compreender melhor esse conceito, precisamos antes entender o que é o inconsciente pessoal. Traduzindo em miúdos: o ser humano não tem domínio de tudo o que pensa, não somos capazes de fugir de alguns sentimentos ou pensamento que surgem de repente. No entanto, existem as pessoas que tem o “dom” ou o “poder” de disfarçar e esconder sentimentos. Podemos dizer que o inconsciente é algo nosso que não temos conhecimento.
Herdamos no entanto, algumas percepções, informações, conhecimentos e conceitos dos nossos antepassados que estão no inconsciente de muitos. Isso, associado às experiencias pessoais, vai se alterando, se modificando, se instalando em nossa mente inconsciente. Ao se instalar e compartilhar, vamos formando aquilo que Jung chamou de “Inconsciente coletivo.
Qual é a importância de conhecermos isso?
É saber que nós, não temos controle sobre o que herdamos, mas podemos sim acordar para a vida e tentar construir experiências positivas para construirmos um novo e poderoso inconsciente coletivo, que possa tornar um mundo, o trabalho e a experiência terrena um lugar melhor para se viver.
Qual é o risco disso?
Continuar a dormir e permitir que mentes maléficas e negativas, tomem o poder sobre nós e sobre os nossos pensamentos, façam morada em nossas mentes e nos levem para o abismo.
Como ele afeta/altera nossos comportamentos e resultados?
Ao não despertar e acordar, nos permitimos crer e fazer aquilo que mentes manobristas nos ensinam. Seguir a grande massa silenciosa. No silêncio da noite, ela vem e rouba nossa capacidade de pensar.
Como muito bem fala o mestre Khristian P. Condes “Realizamos nossa viagem existencial utilizando um limitado mapa psicológico como guia. O Sistema Eneagrama 360°© ensina como nos libertar desse limitado mapa que nos impede de vivenciar a grandeza desse território pleno de possibilidades que chamamos VIDA.”
Por: Magna Regina
Coach Empresarial, Empreendedora e Presidente do Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062
*Coluna ‘Pessoas & Empresas’, publicada no ‘Jornal O Celeiro’, Edição 1750 de 13 de outubro de 2022.


