Administração Municipal está no processo final de elaboração do novo Plano Diretor

Projeto aguarda revisão final para ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Um novo Plano Diretor está sendo desenvolvido para o município de Campos Novos e dentro das próximas duas semanas, deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores. O plano diretor é um projeto elaborado pelo Poder Executivo Municipal com a participação da sociedade, que aborda seus aspectos físico-territoriais e define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

Secretário de Planejamento do Município, Fernando Buzzi

De acordo com o Secretário de Planejamento do Município, Fernando Buzzi, o projeto vem sendo elaborado há cerca de 15 meses, sob a responsabilidade técnica de uma empresa de consultoria contratada pela administração, cuja qual conta com a participação de uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo, onde contou inclusive com as sugestões da comunidade por meio de Audiências Públicas.

“A ideia deste Plano Diretor foi revisar o que a gente já tem, não é mudar radicalmente tudo, mas sim fazer atualizações para deixá-lo mais moderno. Temos por obrigação realizar esta revisão a cada 10 anos, a última revisão não faz todo este tempo, porém como também temos que desenvolver o Plano de Mobilidade, achamos por bem fazermos os ajustes necessários em concordância entre eles”, afirmou.

Conforme o secretário, foram feitas algumas grandes mudanças pontuais em comparação com o plano anterior, como: a ampliação da área urbana; modernização dos zoneamentos; regularização fundiária e de loteamentos, onde o loteador se compromete com a implantação da infraestrutura do local (foi criado um capítulo exclusivo para esta modalidade); adensamento da área central da cidade (construção vertical) e ampliação das zonas comerciais nas principais ruas, expandindo o potencial da área de ocupação.

“Falando ainda dos loteamentos residenciais, com a nova regulamentação, eles poderão oferecer 20% de lotes com até 200m², o que permitirá ao empreendedor contar com terrenos mais em conta, favorecendo pessoas com um menor poder aquisitivo. Além disso, a pedido da Associação dos Engenheiros Civis, pensando na questão comercial e na execução de grandes empreendimentos, foi criada outra situação, a obrigatoriedade de lotes um pouco maiores”, informou Fernando.

Junto ao Plano Diretor, como mencionado pelo secretário, também está em estágio avançado de desenvolvimento o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, cujo qual deverá ser implantado neste ano. O Plano de Mobilidade também está sendo debatido com entidades, empresários e diferentes categorias, a fim de oferecer condições de expansão e otimização da área urbana do município.

“Outro ponto que também foi alterado vai de encontro ao aumento de vagas de estacionamento no município, com a criação de uma tabela de vagas de garagem nos novos empreendimentos construídos na cidade. Obviamente que o plano de mobilidade também prevê o estacionamento rotativo no futuro”, afirmou Fernando.

Apesar da recente mobilização da Administração Municipal junto com as entidades, ACIRCAN e CDL, ainda não foi contratada a empresa responsável pela elaboração do plano de negócios do estacionamento rotativo, de acordo com o secretário, com a aprovação do novo Plano Diretor e de Mobilidade, a tendência é avançar para a implantação nos próximos dois anos.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1795 de 07 de setembro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.