Por muitos anos, mais precisamente de 2018 a 2024, fui integrante de um movimento associativista em Campos Novos, entrei como funcionário do Jornal O Celeiro, e através do Núcleo de Jovens Empreendedores, pude aprender muita coisa do ramo, abrangendo comércio, empresas, inovação, empreendedorismo entre outras.
Através disso, cresci, aprendi, realizei, participei, foram muitas capacitações, viagens empresariais, visitas técnicas, palestras, treinamentos, encontros e outros movimentos.
Acredito que hoje, o que carrego de conhecimento neste setor não é pouco. Mas o que vejo nos últimos tempos, é a necessidade das pessoas, de alguns de quererem algo ‘novo’, sempre estão em busca de ‘coisas diferentes’, serviços diferentes, marcas, e até entendo isso.
Nosso comércio de Campos Novos é pujante, cresce, se renova a todo momento. Cada dia, abre uma loja nova, passa a se ter um produto novo, e nós camponovenses, não perdemos para nenhuma cidade ao redor, ao contrário, somos exemplo em muitas áreas, com muitas empresas trazendo novidades, que não estão ao alcance dos clientes na região.
Mesmo assim, há quem prefira comprar fora de Campos Novos, ir para Joaçaba, Videira, Lages e eu até revelo que também faço isso. Mas, ultimamente ando observando, que precisamos sim, olhar mais para DENTRO, de Campos Novos, olhar mais para as empresas DE CAMPOS NOVOS, para o COMÉRCIO, valorizá-lo.
O por que comprar em Campos Novos? É simples, comprando aqui, valorizamos o empresário, fazemos com que o dinheiro fique na cidade, e também colaboramos com o desenvolvimento, mantemos os investimentos, mantemos as contratações, os empregos, e movemos os empresários e empreendedores a buscar mais novidades e estar também inovando.
Claro que tem pessoas, que já pensam: ‘Muitas vezes vou no comércio e sou mal atendido’, peço que, você leitor reveja esse comportamento.
Se você, vai até o comércio e é mal atendido, procure o gerente, comente com ele, fale, se comunique. Isso não é crítica, não é prejudicial, é importante para que a loja, a pessoa, e o comércio, reveja seus conceitos.
Aliás, ATENDIMENTO NÃO É, E NÃO DEVE SER DIFERENCIAL. Ser bem atendido, ou fornecer ótimo atendimento é obrigação.
Vamos tentar comprar mais aqui? valorizar as pessoas, empresas e comércio daqui?
DICA: Se for bem atendido, publique nas suas redes sociais, avalie no Google, indique o vendedor, indique a loja, assim fomentaremos para que as pessoas, atendam melhor e mantenham sua dedicação.
Por: Wilhiam Peretti
Diretor do Jornal O Celeiro
*Editorial publicado no Jornal O Celeiro, Edição 1904 de 13 de novembro de 2025.


