Campos Novos mantém desempenho positivo no mercado formal de trabalho

IMG_5367Dados se referem aos primeiros oitos meses de 2015 e bom desempenho é creditado ao trabalho do posto do Sine.

De janeiro a agosto de 2015 os postos do Serviço Nacional de Emprego – Sine, em Santa Catarina, colocaram 7,4 mil trabalhadores no mercado de trabalho formal. Os municípios com melhor desempenho foram Campos Novos e Joaçaba, que, juntos, inseriram mais de 1,7 mil pessoas. Os dados foram divulgados nesta semana pela assessoria de comunicação do governo do estado.

A diretora de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST, Ivone Maria Perassa, credita o bom desempenho ao trabalho dos profissionais do Sine. “Primeiro eu acho que se dá pelo próprio esforço dos profissionais que atuam no Sine, que tem visitado empresas, tem apresentado seus serviços e colocado o órgão à disposição. Nesta relação de confiança, as empresas tem procurado de fato o Sine, para colocar suas vagas de trabalho à disposição” disse a secretária.

Em Santa Catarina, o Sine está vinculado à SST e oferece serviços em 116 unidades em todo o estado. Nos postos do Sine, os trabalhadores podem buscar vagas de emprego, encaminhamento para o seguro-desemprego, cursos de qualificação profissional gratuitos, auxílio para a elaboração de currículo profissional e também atendimento psicológico, como explica Perassa. “Nos postos do Sine, na maioria deles, tem psicólogo e assistente social. Então este é um dos serviços oferecidos para que a pessoa que vai procurar o trabalho possa receber melhor orientação de psicóloga ou via assistente social, quando ela estiver com dificuldade quanto ao trabalho que vai assumir”, informou.

Os documentos necessários para a solicitação de vaga de emprego são: carteira profissional, identidade e CPF.  As vagas disponíveis no Sine são para trabalhadores de nível fundamental, médio e superior.

Reportagem publicada pelo Jornal O Celeiro em junho deste ano, apontava que a variação absoluta de emprego em Campos Novos já era positiva no primeiro quadrimestre de 2015 (referente aos meses de janeiro a abril), com saldo positivo de 340 vagas, sendo 2.137 admissões e 1.797 desligamentos.  Neste mesmo período em 2014, a variação absoluta de emprego foi negativa, com menos 12 vagas, sendo 401 admissões e 413 desligamentos.

Na mesma reportagem, informamos que o no acumulado de 12 meses no período de abril de 2014 a abril de 2015, Campos Novos aparecia com o maior índice na evolução de emprego formal nos municípios com mais de 30 mil habitantes, com uma variação positiva de 6,25%.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui