Agronegócio representa perto de 30% do valor adicionado do ICMS para Campos Novos

IMG_0179O Departamento do Movimento Econômico da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – Amplasc, disponibilizou neste mês de novembro, dados referentes ao índice provisório do valor adicionado do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS de 2014.

Os números mostram os valores aproximados do que será arrecadado em ICMS pelo município em 2016, como informa o responsável pelo movimento econômico dos sete municípios filiados à Amplasc, Jair dos Passos.

“Em 2015 faz o movimento de 2014, para receber o ICMS em 2016, um ano depois. Tem várias etapas. Estes dados são de 2014, que são fechados neste ano e repassados no ano que vem. São sempre dois anos. E cada município recebe conforme seu índice de participação”, explicou Jair.

O índice definitivo deve ser divulgado em dezembro, mas o técnico já adiantou que Campos Novos caiu da 16ª posição em 2013, para a 19ª posição em 2014, no retorno de ICMS no estado. No valor adicionado de ICMS, o agronegócio representa perto de 30%.

“Até 2013 nós estávamos em décimo sexto e ano passado nós caímos para décimo nono. E essa queda é muito relativa à colocação dos demais municípios. Décimo nono, porém, não é ruim porque são 295 municípios no estado. Na verdade o que mais segura Campos Novos hoje é o agropecuário e nós temos uma participação muito grande agora que é um terço do nosso valor agregado quanto ao retorno da energia da Usina Campos Novos, em cima da energia produzida”, esclareceu.

O valor adicionado da produção agropecuária chega a 27%, que somado à produção primária, fecha próximo aos 30%. O setor de geração de energia responde por 25% do valor adicionado de ICMS e os setores de indústria, comércio e simples nacional juntos somam 42%. O retorno do valor adicionado do ICMS compreende ainda o setor de transportes.

O índice do valor adicionado do ICMS de 2014 para Campos Novos é de 0,9324220, que coloca o município na décima nona posição no estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui