[slideshow_deploy id='63323']

Mitos e verdades sobre os seus cuidados de beleza

IMG_0699
Simone Tavares

Dicas de beleza e cuidados, vindos de nossas avós e mães são retransmitidas de gerações a gerações. Muitas delas carregadas de verdade, outras nem tanto. Sendo assim segue uma amostra do que é certo e deve ser realmente seguido, pois devemos considerar que quando o foco é beleza, saúde e bem estar, não se pode arriscar fazer ou deixar fazer certos procedimentos, sem consultar um especialista.

1 – Faz bem lavar o cabelo de forma inversa a cada 15 dias, deixando inclusive o condicionar agir no cabelo ainda seco por 5 a 10 minutos. Isso fará os cabelos ficarem mais leves, longe do frizz e do volume exagerado. MITO ou VERDADE?

Mito! Para o cabelo ficar mais leve é preciso diluir o Shampoo em água (meio a meio) para não pesar o cabelo. A forma correta de lavar o cabelo é primeiro usar o shampoo sempre, porque ele tem a função de limpar o couro cabeludo e abre a cutícula dos fios deixando-os preparados para receber os nutrientes, e o condicionador depois  para nutrir os fios fechar as cutículas.

2 – Raspar as pernas durante o banho. Ao raspar as pernas no chuveiro você está mais propensa a manchar a pele por causa da água quente, além de aumentar as chances de pelos encravados. O ideal é que o banho morno sirva como preparação para a pele que só deve ser raspada com a pele ainda úmida ao sair do chuveiro. A água quente e o vapor suavizarão os pelos, tornando menos provável que a pele fique irritada. MITO ou VERDADE?

Mito! Pode raspar a pele no chuveiro desde que se use algum creme para que a lâmina não tenha atrito, pode ser um sabonete mais cremoso. O que encrava é usar lâmina gasta e raspar sem alguma substância que dê emoliência (amaciamento da pele). A água morna é boa porque amolece o pelo.

3. Usar uma bucha. Basicamente, todas as bactérias e pele morta que você retira ao esfregar a pele fica ficam presas na bucha e serão novamente espalhadas no seu corpo ao usar a bucha no seu próximo banho. MITO ou VERDADE?

Mito! Pode usar bucha eventualmente, porque a pele tem um tempo de troca de células mortas que é a cada semana, então uma vez por semana pode-se usar a bucha (apenas em quem não tem pele seca). A bucha deve ser trocada de preferência uma vez por mês para não haver proliferação de bactérias e fungos em sua superfície.

4. Tomar um banho muito quente. A água quente resseca a pele e tira sua oleosidade natural. Mesmo no inverno, a água mais fria melhora a circulação, dor muscular, imunidade e até mesmo depressão. MITO ou VERDADE?

Verdade! O banho muito quente é prejudicial para a pele porque retira o manto hidrolipídico que a protege levando a dermatites e peles sensíveis. Não precisa tomar banho gelado, pode ser morno e banhos mais curtos. Sim, o banho com água gelada melhora, de fato, as dores musculares.

5. Ir para o banho usando maquiagem. Muitos produtos de limpeza não são destinados à remoção, por isso mesmo depois de lavar o rosto durante o banho, você provavelmente ainda irá para a cama com o rosto cheio de resíduos, o que significa que as suas chances de obter manchas continuam enormes. MITO ou VERDADE?

Verdade! Primeiro demaquilar a pele com demaquilante oleoso para a região dos olhos e mais aquoso para o rosto. Só sabão não limpa a pele e pode aumentar a acne e dermatites.

6. Você usa produtos demais. Quanto mais cremes, sabonetes e hidratantes com enxague você usa, mais o óleo natural é extraído da sua pele. Durante o banho, atenha-se apenas a passar um único tipo de sabonete com ingredientes hidratantes. Deixe para lavar o rosto com um sabonete específico para a área antes ou depois do banho, com água sempre gelada. Antes, lembre-se de limpar a maquiagem com demaquilante. MITO ou VERDADE?

Verdade! Quanto mais produtos, mais a pele é prejudicada danificando o manto hidrolipídico da mesma, levando ao ressecamento da pele. Se você já tem pele seca o certo é usar sabonetes soap free e óleos de banho, com banho rápido e morno.

Agora a melhor dica é por sua conta. Bom censo e a autoestima são as chaves mestra nos cuidados com sua beleza.

Por: Simone Tavares

Massoterapeuta

spot_img

Mais lidas na semana

VAGAS DE EMPREGO – CAMPOS NOVOS

Vagas BRF (Campos Novos) Vagas para Operador de...

Saúde responde: como são feitas as marcações de consultas nos postos de Campos Novos

Município esclarece dúvidas sobre vagas, atendimento imediato e encaminhamentos...

Observação de aves atraiu participantes ao Parque Estadual Rio Canoas

Capacitação gratuita reuniu interessados em conhecer mais sobre as...

Olhar Estratégico: óculos como ferramenta de estilo

Os óculos vão muito além da função de enxergar...

Um tema que merece atenção

Entre trabalho, estudos e compromissos, sobra pouco tempo para...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu limpo
10.7 ° C
10.7 °
10.7 °
70 %
1.3kmh
5 %
ter
7 °
qua
16 °
qui
15 °
sex
10 °
sáb
14 °

Categorias Populares