Sem as funções do intestino, não temos a nutrição necessária para viver.

O intestino é um órgão fundamental para o funcionamento do organismo humano, gerando não somente elementos para a saúde, como também atuando na linha de frente para a manutenção do equilíbrio de todo o corpo.
Sem as funções do intestino, não temos a nutrição necessária para viver. Por meio do que comemos, obtemos energia, elementos essenciais à função de diversos órgãos (fígado, rins, cérebro, sistema imune, como o baço) e água. A entrada de água no organismo se dá apenas pelo que comemos. Água é o principal constituinte do corpo humano. Dessa forma, o intestino também ajuda a manter nossa colemia, ou seja, a quantidade de sangue que circula em nosso corpo. Por isso desidratamos quando temos diarreia e vômitos.
Para falar um pouco mais sobre a saúde do intestino, a reportagem do Jornal O Celeiro entrevistou o clínico geral e endogastro Sérgio Fadel. Confira.
O Celeiro – Dr. Sérgio, emagrecer é uma das principais preocupações nos dias atuais. As pessoas querem emagrecer uns quilinhos e desintoxicar, afinal todos sabem que a maior parte das doenças acontece pelo acúmulo de toxinas no organismo. Mas como começar esse processo se o principal órgão de limpeza do nosso corpo, que é o intestino, não colabora? Qual é a função do intestino e a influência do órgão sobre a nossa saúde?
SF – O funcionamento adequado do intestino sempre foi uma preocupação para as pessoas, porém nem sempre ele é o vilão da história. Os maus hábitos alimentares e sociais são, em conjunto, a fonte da irregularidade do hábito intestinal. O tubo digestivo é responsável por várias funções, mas a principal é a absorção dos nutrientes vindos da alimentação e absorção de água.
O Celeiro – É verdade que o intestino é considerado na medicina o segundo cérebro, abrigando o segundo maior sistema nervoso do corpo, tendo relação direta com o bem-estar emocional e a própria qualidade de vida de cada um de nós?
SF – O intestino delgado abriga uma grande parte das células de defesa do organismo, mas não tem relação direta com o sistema nervoso central no papel de segundo cérebro como muitos acreditam. O bom funcionamento intestinal está profundamente relacionado com o bem estar pessoal devido ao grande número de sintomas que a pessoa desenvolve quando o intestino aumenta sua atividade, ou mais comumente, diminui a atividade.
O Celeiro – Quais são as consequências do mau funcionamento do intestino?
SF – É difícil relacionar todas as consequências do mau funcionamento intestinal, pois elas podem ser causa ou consequência de muitos sintomas. A principal está relacionada com sua função primordial que é a absorção de nutrientes sendo, portanto, a desnutrição em seus variados aspectos o grande problema do mau funcionamento. As pessoas geralmente associam as queixas corriqueiras de estufamento e constipação como grandes problemas, mas na verdade estes são sintomas relacionados e não o verdadeiro problema.
O Celeiro – É isso mesmo Doutor, entre as principais queixas estão problemas com intestino preso, que além do inchaço também causam mal estar. O que provoca o intestino preso e o que pode ser feito para aliviar ou tratar os sintomas?
SF – A principal causa do intestino preso é a alimentação desequilibrada com muita proteína e pouca fibra. O alívio deve ser conseguido mantendo um hábito alimentar regrado. Portanto, a alimentação é o principal fator a ser levado em conta no funcionamento intestinal. As pessoas devem, no geral, manter uma dieta rica em fibras, muita água e evitar alimentos proteicos. Outro aspecto muito importante é o treinamento do intestino. Isto é conseguido através da manutenção do horário evacuatório sem a pressa do dia a dia e sem pressões sociais mais sentidas pelas mulheres que tem dificuldade de usar o banheiro fora de casa.
O Celeiro – E as diarreias, quais são as causas e cuidados?
SF – As diarreias podem ser infecciosas ou não. As diarreias infecciosas são causadas por um agente bacteriano ou viral e são mais comuns no verão ou pós-alimentações comprometidas. O grande cuidado com este tipo de diarreia é a desidratação, pois o paciente perde muito líquido. As crianças e idosos são mais afetados por este quadro e devem receber tratamento imediato e se necessário em ambiente hospitalar.
O Celeiro – Como manter o bom funcionamento do nosso intestino?
SF – Mantendo a alimentação saudável e equilibrada sem os exageros da nossa comida regional, evitando o stress emocional e adquirindo o hábito de manter o horário de ir ao banheiro sem pressa ou pressões.
*Matéria publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1428 de 12 de Maio de 2016.


