ADR Campos Novos realiza workshop do programa Crescendo Juntos

Pré-agenda de ações será definida durante o evento.

Nesta terça-feira, 06, as iniciativas pública e privada dos oito municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Campos Novos – estão reunidas para discutir o Programa do Governo do Estado Crescendo Juntos. O workshop acontece na Biblioteca Municipal Luiz Henrique da Silveira em Campos Novos, durante todo o dia.

Pela manhã, a Secretaria de Estado do Planejamento, por meio do diretor e coordenador do Crescendo Juntos, Luiz Carlos Mior, apresenta dados do Estado e o perfil da região, bem como a metodologia do Programa, que contempla 12 regiões prioritárias em Santa Catarina, entre elas, a ADR de Campos Novos.

À tarde, a sociedade civil, representada por meio de organizações e entidades juntamente com poder público, discutirão uma pré-agenda de ações vislumbrando o desenvolvimento econômico e social da região em cinco diferentes eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, infraestrutura e meio ambiente, ciência e tecnologia e gestão pública. Conforme Mior, a região está abaixo da média nos indicadores utilizados para aplicação do projeto.

De acordo com a gerente de planejamento e apoio a políticas públicas da ADR Campos Novos, Rosangela Zoldan, o Estado fez o chamamento das gestões públicas municipais atuais e àquelas que tomam posse no próximo dia 01 de janeiro, bem como associações de classe como Acircan, CDL, e ainda representantes de entidades governamentais e entidades de apoio e assistência dos municípios. “O colegiado de Governo, formado pelos órgãos governamentais já trabalha dentro da sistemática do programa há vários meses. Através do workshop esse trabalho é expandido”, explicou.

Já o secretário de desenvolvimento regional de Campos Novos, Alaor Gotz, ressaltou que a participação da comunidade que foi recrutada pelo Estado é de suma importância para garantir a eficácia e eficiência do programa, que tem por objetivo principal reduzir as desigualdades sociais entre as diferentes regiões de Santa Catarina. “É o Estado promovendo o chamamento da sociedade civil, privada e pública, para que discutamos juntos, a nossa realidade e o que queremos para os municípios que compõem a 8ª Regional. Cada um é importante na promoção de ideias exequíveis e que alavanquem o desenvolvimento econômico”, afirmou.

O Programa, operacionalizado pelo Governo do Estado conta com parceiros importantes para sua concretização. Fazem parte da iniciativa Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC), Banco do Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui