Gripe canina

Alexandra Niec

Assim como os humanos, os cachorros também ficam gripados. Seres humanos não pegam gripe dos cães, porém um cão pode passar para outro.

A gripe é transmitida através do vírus no ar de secreções respiratórias no contato direto com um cão infectado, por meio de contato com objetos contaminados, e por pessoas que podem ser portadoras do vírus em suas mãos ou roupas. O vírus pode permanecer vivo e infectante em superfície por até 48h, em roupas por 24h e mãos por 12h.

Os sintomas mais comumente observados são, tosse seca e persistente (como se estivesse engasgado), que pode ser acompanhado pela expectoração de uma espuma branca, espirros, corrimento nasal, olhos lacrimejantes, perda de apetite, letargia e febre. Normalmente os sintomas da gripe aparecem de 2 a 5 dias a partir da exposição do vírus. O início da doença é súbito e pode ser confundido com ingestão de um corpo estranho, pois o animal parece tentar se livrar de algo preso na garganta.

A maioria dos cães infectados pelo vírus recuperam -se dentro de algumas semanas. No entanto, a doença pode se tornar grave para filhotes, cães debilitados e idosos, devido seu sistema imunológico fraco. Tais cães são mais propensos a ter infecções bacterianas secundárias e complicações associadas, evoluindo para pneumonia que pode ser fatal.

A prevenção da gripe pode ser feita por meio de vacinação e evitar que seu pet fique exposto a outros animais e nas mudanças bruscas de temperatura protegê-lo, mantendo o animal aquecido, longe de correntes de ar.

É importante levar o animal para avaliação com médico veterinário, pois dessa forma pode-se descobrir qual o agente infeccioso e agir de maneira correta. Jamais medique seu cão por conta própria! A aspirina comum para o tratamento de gripe humana, pode ser fatal para seu cão.

Por: Alexandra Niec
Médica veterinária – CRMV 5056

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1478 de 11 de maio de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui