Esperança de um Brasil melhor

Valquiria Sampaio Mêra

A situação social, política e econômica do Brasil merece uma reflexão severa sobre a tentativa de matar a esperança do povo brasileiro, promovida por uma corja (esse é o nome) de políticos, em sua grande maioria corruptos, ou acusados de tal.

Com o disparato de corrupção e desmandos em nosso país, existe uma necessidade de mudança que só será possível se tivermos esperança em nossos jovens, pois eles terão a possibilidade de reverter essa situação caótica e decadente que estamos vivendo.

Essas mudanças seriam na forma de governar, substituindo os políticos atuais, com velhos vícios de corrupção, por pessoas novas, com caráter, moral e ética, comprometidos nas formas de gestar nosso Brasil.

Temos que ter esperança de que é possível enfrentar e renovar os nossos governantes para proteger o nosso rico, querido e amado Brasil. Temos pessoas com expectativas e visões amplas de retomada da economia com medidas de estímulo aos bons costumes e compromisso com o progresso de nosso país. Pessoas que lutam pela ORDEM E PROGRESSO de um país ordeiro que busca resgatar sua imagem no mundo.

Vamos incentivar aos jovens para que exerçam a cidadania, no sentido de buscar diminuir a desigualdade social. Ainda somos um dos países de pior distribuição de renda no planeta, em poucos lugares há tanta diferença entre ricos e pobres. O Brasil precisa melhorar muito a qualidade do ensino, especialmente do ensino público.

Também se faz urgente reduzir os índices de violência. Vivemos num país onde os assassinatos passam de 40 mil por ano, número que supera qualquer guerra em curso no planeta.

Fazer política, acreditar na política. Cresce, especialmente entre os jovens, a ideia inteiramente falsa de que todos os políticos são picaretas, que política não serve para nada e que todos são iguais. Não são. É no debate político civilizado que surgem as ideias que viram ações. De uma oposição melhor, que apresente alguma ideia, boa ou ruim que seja. Ideias ruins também podem apontar caminhos, ao negá-las afirmamos algo. O problema é a total falta delas.

Mais cultura. Para começar, melhorando a qualidade da educação e aumentando muito o investimento na produção e difusão cultural e também na preservação do patrimônio histórico. O Brasil precisa acreditar na ideia de que, com o aperfeiçoamento de sua jovem democracia, saberá descobrir, por si mesmo, do que precisa.

O Brasil precisa aprender a não dar tanta atenção a criaturas que se julgam iluminadas a ponto de saber do que o  país precisa.

O brasileiro informar-se tão bem a ponto de ficar em dúvida e decidir pensando por sua própria cabeça. O Brasil precisa acreditar que a maioria saberá escolher o que é melhor para o país e que, se achar que as coisas estão indo mal, pode fazer outra escolha em alguns anos. Isso se chama democracia. Ninguém teve uma ideia melhor.

Por: Valquiria Sampaio Mêra
Advogada- OAB/SC 31.205

*Coluna publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1484 de 22 de junho de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui