Por um mundo melhor

Projeto Escola no Campo tem início com mais de 500 alunos de oito municípios da região.

Sensibilizar para um mundo melhor e mais sustentável, com práticas voltadas à preservação, é um dos focos do Projeto Escola no Campo, desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) e Syngenta. É a 14ª Edição do Projeto em 2017, que teve suas atividades iniciadas na quinta-feira, 08, com o treinamento dos profissionais das 15 escolas inseridas nas ações, em 8 municípios da região, que atuarão como multiplicadores.

Neste ano o projeto vai chegar a 520 crianças do 4º. 5º e 6º anos, dos municípios de Campos Novos, Celso Ramos, Fraiburgo, Frei Rogério, Ibiam, Lebon Régis, São Cristovão do Sul e Zortéa.

Nesta primeira etapa, mais de 40 professores receberam treinamento com informações de como aplicar o material didático aos alunos. O treinamento aconteceu na sede da Associação da Coocam. O técnico de projetos da Fundação Abrinq, Thiago Bezerra, foi responsável pela capacitação dos profissionais. A Fundação reformulou o material didático, acrescentando novas temáticas com ênfase aos direitos e cidadania dos alunos. “Uma das ideias do projeto, além da conscientização do desenvolvimento sustentável e sobre a valorização da vida no campo será estimular os alunos para serem cidadãos responsáveis, obedecendo aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, informou Thiago.

A Fundação Abrinq é parceira da Coocam e Syngenta na região, desde 2009, sendo responsável pela metodologia, elaboração do material didático, realização dos treinamentos e acompanhamento do desenvolvimento do Projeto.

De acordo com a professora Camila Amalcaburio, da Escola André Rebolsas da Barra do Leão, os alunos já estão na expectativa, aguardando o início das atividades. “Com certeza, estarmos inseridos nesse Projeto, que é de grande valia para a escola e para a comunidade. Juntamente com os alunos, já estamos pensando em repaginar o jardim da escola e colocar lixeiras nas ruas da comunidade.”, comentou satisfeita a professora. É a primeira vez que a Escola do Distrito da Barra do Leão participa do projeto, marcando o retorno do município de Campos Novos ao Escola no Campo.

Parceria que tem dado certo e apresentado resultados concretos, Coocam e Syngenta trabalham juntas desde 2003 com a formação de mais de 8 mil alunos em 14 anos, pequenos agentes ambientais que tem disseminado a cultura de preservação do meio em que vivem, seja por gestos, atitudes ou projetos de desenvolvimento sustentável das comunidades em que estão inseridos.  O Escola no Campo contribui com iniciativas para melhorias na saúde, segurança alimentar, agricultura, entre outras áreas.

Dia C

Segundo Cristiane Moro, coordenadora do Projeto pela Coocam, além das ações programadas para o Escola no Campo, a Coocam estará participando do Dia de Cooperar (Dia C), evento organizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Osesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). São diversas ações voltadas à comunidade. “Nós conseguimos encaixar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs) no Projeto Escola no Campo, então todas as escolas estarão fazendo essas ações, que são implantações de hortas, plantio de mudas nativas, recuperações de nascentes, entre outras atividades que tragam benefícios para essas comunidades dessas escolas inseridas”, disse Cristiane Moro.

Resultados concretos

“A natureza não é para nós, a natureza faz parte de nós”. Segundo João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam, essa frase descreve a missão do Projeto às futuras gerações. “Nós fazemos parte de um complexo inteiro, então é só cuidar, para isso, precisamos mostrar que é possível extrair riquezas da terra, não somente hoje, mas sempre”, declarou João Carlos.“A natureza não é para nós, a natureza faz parte de nós”. Segundo João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam, essa frase descreve a missão do Projeto às futuras gerações. “Nós fazemos parte de um complexo inteiro, então é só cuidar, para isso, precisamos mostrar que é possível extrair riquezas da terra, não somente hoje, mas sempre”, declarou João Carlos.

O presidente da Coocam disse orgulhar-se dos resultados já alcançados nos 14 anos do Escola no Campo, projeto que contribui  junto à toda sociedade. “O projeto é a menina dos olhos da Coocam, com resultados excelentes vistos por toda a comunidade. É espetacular ver os professores de outras cidades se pré-dispondo a vir aprender, é espetacular ver o pessoal da Syngenta e da Coocam trabalhando com tanto prazer. E o Escola no Campo colabora com esse ciclo, com pessoas comprometidas, mostrando que é possível fazer a diferença”, finalizou.

Cronograma

O cronograma do Escola no Campo compreende: O cronograma do Escola no Campo compreende:

Junho: Capacitação dos professores e visita da equipe Coocam e Syngenta nas escolas;

Julho a Outubro: Desenvolvimento do Projeto;

Setembro: Encontro nas cidades – com apresentação de peça teatral e Dia C – Ação beneficente nos oito municípios, relacionada com 5 de 17 eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), escolhidos para fazer parte do Projeto Escola no Campo.

Outubro: Avaliação nas escolas – data que será aplicado o Voo do Conhecimento – teste de resultados do Projeto.

Novembro: encerramento – com formatura dos alunos, apresentações culturais e premiações para as escolas com maior pontuação geral e alunos destaques nos concursos de desenho e frases.

*Reportagem publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1483 de  15 de Junho de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui