Projeto “Veterinária & Ciência” realiza seis oficinas aos acadêmicos da Unoesc Campos Novos

De 31 de julho a 4 de agosto, ocorreu na Unoesc Campos Novos a 2ª edição do projeto “Veterinária & Ciência”. A atividade, direcionada a todas as fases do curso de Medicina Veterinária, promoveu seis oficinas com o objetivo de sensibilizar os acadêmicos para a importância da pesquisa na sua formação. Os professores mostraram programas de busca de artigos científicos oferecidos pela Unoesc, falaram sobre o modo de apresentação de trabalhos científicos e resumos, e buscaram incentivar o pensamento crítico e as habilidades para pesquisa.
Cerca de 100 estudantes participaram das oficinas ministradas pelos professores Alan Savariz, Diego Gadler, Laís Villa Demétrio e Conrado de Oliveira Gamba. Os temas abordados foram: Introdução à pesquisa, Acesso à base de dados, Elaboração de apresentação em Prezi, Gerenciador de referências (Software Mendley), Elaboração de resumos e Elaboração de pôster.
O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais do profissional que, além do conhecimento teórico, precisar ter o hábito de buscar a produção de novas ideias e conhecimentos. O projeto “Veterinária & Ciência” está inserido na missão da Unoesc de ser uma instituição de excelência acadêmica, dedicando-se a divulgar o conhecimento científico pelo ensino e produzir novos conhecimentos por meio da pesquisa, atuando, assim, como agente de desenvolvimento regional.
A pesquisa, bem como a extensão, são partes indissociáveis do ensino de qualidade. O maior desafio das instituições de ensino superior atualmente é de formar indivíduos capazes de buscar e aprimorar conhecimentos e de saber utilizá-los. Dentro desta perspectiva, a inserção precoce do estudante de graduação em projetos de pesquisa, proporciona um aprimoramento das qualidades desejadas de um profissional de nível superior, tendo em vista que a pesquisa possui uma relevância estratégica na produção de conhecimento e contribuição para o desenvolvimento local e regional.
Muitos acadêmicos já manifestaram interesse em participar da atividade nos próximos períodos do curso. Além disso, a partir da primeira edição do projeto, os professores perceberam o efeito positivo do “Veterinária & Ciência”, pois houve um elevado número de trabalhos científicos sendo submetido a congressos, simpósios e outros eventos.

Informações Assessoria de imprensa Unoesc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui