Segunda-feira , 28 Maio 2018
Home / Agronegócio / O melhor da raça Simental em Campos Novos

O melhor da raça Simental em Campos Novos

Julgamento da raça durante a Expocampos 2018 vai reunir animais premiados de todo o estado de Santa Catarina.

Está marcado para o dia 18 de maio (sexta-feira), durante a 13ª Expocampos, no Parque de Exposições Leônidas Rupp, às 15h30min, pela Associação Catarinense de Criadores da Raça Simental e Simbrasil (ACCSS), o julgamento da Raça Simental. A organização do julgamento é de Leonardo Durigon e Rodrigo Amalcabúrio, seguindo os moldes da Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental e Simbrasil. Serão divididos em duas categorias (macho e fêmea). Dentro dessas, em subcategorias conforme a idade do animal.

Leonardo Durigon explica que todos os expositores da raça aptos ao julgamento poderão participar. Para estar apto, o criador deve apresentar o Registro Genealógico dos animais que entrarão em pista. A expectativa está entre 30 animais da raça. “A expectativa é de 30 animais, com garantia de crescimento desse número para o próximo ano, pois vários criadores com interesse na exposição não tiveram tempo hábil para o preparo dos animais”, afirmou.

Serão premiados no julgamento animais em todas as categorias. Os campeões de cada categoria vão para a disputa do Grande Campeão e Reservado de Grande Campeão nas categorias de macho e fêmea. “Nesta edição da Expocampos a Raça Simental apresentará o que há de melhor dentro do estado. Estarão presentes animais premiados nas melhores exposições catarinenses, entre essas Expolages 2017, Expocampos 2017 e Dia de Campo Copercampos 2018”, informou ainda o organizador.

A Raça Simental possui como características a habilidade materna, alto desempenho em ganho de peso, docilidade e excelente acabamento de carcaça, agregando bom retorno financeiro ao pecuarista, destaca Leonardo. “Por ser uma raça com alta habilidade materna, o cruzamento é indicado para quem quer produzir boas mães e aumentar o ganho de peso nos cruzamentos industriais. O diferencial da Raça Simental é a maior produção de leite nas mesmas condições das outras raças, proporcionando um desmame com um terneiro mais pesado, com isso trazendo maior retorno financeiro ao pecuarista”.

Destaque também para o alto padrão genético. “Os animais que irão a julgamento em Campos Novos possuem uma genética avançada, pois todos os criadores investem o que há de melhor na raça, utilizando técnicas reprodutivas que agregam genética em seus planteis, como inseminação artificial, transferência de embrião e fertilização in vitro. Investimento em genética aumenta a produção em um menor espaço de tempo, tendo um rápido retorno financeiro, ampliando dessa forma os rendimentos da criação”, concluiu.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1526 de 26 de abril de 2018.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *