Comad realizará a 15° Semana Municipal de Prevenção ao uso indevido de Drogas

Programação acontece nos dias 9 a 14 de julho

O Conselho Municipal Antidrogas de Campos Novos já se prepara para realizar a 15° Semana de Prevenção ao uso indevido de Drogas, que tem como objetivo alcançar todos os públicos e alertar sobre os riscos do envolvimento com drogas ilícitas. O presidente Gilberto Scussiato diz que o evento pretende chegar até as pessoas com o intuito de promover uma transformação na comunidade, sensibilizando-as a mudar seu pensamento mostrando que o problema das drogas é um problema de todos, e que afeta não apenas o seio familiar, mas toda a sociedade. No entanto a missão principal do Comad é se aproximar dos jovens por meio da comunidade escolar onde é feito um trabalho de prevenção com os adolescentes para alerta-los sobre como evitar cair vítima deste mal social.

Gilberto Scussiato

O evento acontece há vários anos em Campos Novos, e neste ano não pode ser diferente, o Comad em parceria com a Prefeitura de Campos Novos e com o Polícia Militar e Civil de Campos Novos promoverá palestras com autoridade renomadas para discursarem sobre temas de importância e de alerta sobre os perigos do vício. Estão sendo intermediadas com os meios de comunicação local entrevistas com autoridades que participarão da 15° Semana. Um dos assuntos que deverá ser abordado na semana é a questão do uso do narguilé, que tem se tornado comum em Campos Novos, a palestra pretende esclarecer melhor o que é e quais os riscos do narguilé. No sábado (14) acontecerá uma parada que será realizada na Praça Lauro Müller, onde estarão alguns profissionais em stands que irão responder as dúvidas dos presentes, haverá também distribuição de folhetos explicativos. O COMAD dispõem de uma dotação orçamentária anual para ações em torno de R$ 100.000,00, conta também com o projeto Transformação que está inserido o 3º FEMAC aprovado pela Lei Ruanet no valor de R$ 179.000,00 apresentado pela Fundação Cultural nos moldes do ano passado, o conselho aguarda apenas a aprovação dos recursos da Enercan.

Em breve também será realizado o Festival do Comad que trará mais atividades e eventos desenvolvidos dentro do projeto que envolve peças teatrais e apresentação de danças, a data prevista para acontecer é dia 15 de novembro. O Comad realiza um trabalho que é reconhecido no estado, e sua atuação tem ajudado muitos jovens em idade escolar a obter a consciência sobre como agir diante de investidas para o uso indevido de drogas. O conselho articulou um espaço na questão da dependência e hoje a Comunidade Terapêutica São Francisco tem feito um ótimo trabalho com os acolhidos. Durante todo o ano o Comad realiza várias atividades voltadas para a orientação e prevenção das drogas ilícitas e licitas.

A iniciativa é bem vinda principalmente em Campos Novos que tem vivido um cenário em que muitos jovens têm entrado no submundo das drogas. Esta situação tem reflexos em todos os setores, pois os jovens que se envolvem no vício acabam saindo das escolas, e para sustentar os vícios podem cometer furtos, inclusive dentro de casa, este é um mal que afeta as famílias do dependente, a educação, a segurança e toda a sociedade. O conselho realiza um trabalho que pretende ajudar os jovens a evitar cair na armadilha das drogas.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1534 de 21 de Junho de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui