Em desuso há algum tempo, se adquirido, estádio deverá ser usado para o esporte e o lazer
O estádio Pinheirão localizado no bairro Aparecida, em desuso há algum tempo tem causado incomodo em alguns moradores e autoridades políticas que questionam o abandono do local que é de propriedade particular. No entanto a Administração Municipal de Campos Novos tem demonstrado interesse em adquirir o estádio e transforma-lo em um complexo de lazer e esporte para a sociedade. De acordo com o prefeito Alexandre Zancanaro estão sendo estudadas as funcionalidades do local, para que então as negociações sejam feitas.
A utilização do local tem sido uma solicitação antiga da comunidade local, e desde o início do ano a prefeitura também confirma o desejo de fazer bom uso do local que tem espaço para que sejam desenvolvidas inúmeras atividades tanto para o divertimento quanto para o incentivo ao esporte. Atualmente Campos Novos conta com o Complexo Esportivo Municipal Cid Caesar De Almeida Pedroso e com o ginásio Humberto Cálgaro. Com a aquisição do estádio Pnheirão o município contaria com mais um espaço que poderá ser utilizado para o investimento ainda mais eficaz no esporte e no lazer, que são fatores de grande importância para o desenvolvimento do município.
Para o prefeito Zancanaro não basta apenas adquirir o local, é preciso pensar meios para a utilização efetiva do ambiente para que haja uma produtividade que traga benefícios a população. “Durante todo o ano estamos conversando com os proprietários para chegarmos a um denominador comum, agora precisa ser passado algumas avaliações pra posteriormente efetivar uma possibilidade de compra ou uma desapropriação ou de que forma legalmente se tornaria do poder público. Há um interesse da prefeitura, mas ainda estão sendo vistos o um destino certo para que o estádio seja usado explorando todas as funcionalidades”, explica, ainda ressaltando que a intenção é ousar um pouco mais para disponibilizar a comunidade um complexo de lazer, voltado para as crianças, jovens e idosos.
Ao falar sobre o projeto de utilização para o estádio Pinheirão, o prefeito exalta as condições e os esportes oferecidos pelo complexo Sid Caesar que tem ajudado muitos atletas a acreditar e investir na prática de esportes. “Hoje existem várias modalidades, como o atletismo, o socyte, basquete, skate. Ano que vem vamos ampliar com uma unidade indoor para construção e ampliação do complexo esportivo para trazer outras modalidades como tênis de mesa, dominó, xadrez, e toda a infraestrutura de treinamento. São essas finalidades que temos que levar ao entorno do estádio do Pinheirão”, declara, lembrando que a área tem que ser pensada não apenas para o esporte, mas também para o lazer.
Sobre a importância do esporte
O administrador municipal é o responsável por propor aos munícipes ações que promovam o bem estar e fomente as potencialidades de cada individuo. Além da educação, o esporte é um gerador de cultura e de conhecimento que ajudam na formação de jovens e crianças. Atleta desde os 12 anos, o prefeito Alexandre Zancanaro afirma a importância do esporte além do bem estar físico, mas também pelos ensinamentos inseridos na prática deles. “O esporte traz a disciplina, ele regra a hierarquia, o comprometimento, a vontade de vencer e outros qualidades ao ser humano”, diz. Hoje muitos atletas de Campos Novos estão tendo um bom desempenho e estão se destacando no cenário de esportes servindo de exmplo para outros jovens.
Por meio do incentivo a prática desportiva os jovens podem ser poupados de se envolverem em ações criminosas, como a imersão no submundo das drogas. Em Campos Novos o número de jovens envolvidos em atividades esportivas aumentou consideravelmente. “Antes apenas cerca de 200 crianças praticavam esporte, hoje temos em torno de 13 modalidades e muitos jovens estudantes estão participando. Com isso nós ajudamos no rendimento escolar da criança e conseguimos fazer com que elas fiquem longe das drogas”, afirma Zancanaro.
*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1538 de 19 de Julho de 2018.








