Dignidade

A audiência pública que tratou sobre a situação dos idosos em Campos Novos foi emocionante e tocante. Refletir no fato de que essa situação é um fato iminente na vida de todos nos faz repensar o modo como tratamos os mais velhos.

Quem é jovem atualmente, jamais se imagina como será quando estiver idoso, olha-se para o idoso como se ele tivesse sido idoso a vida toda, não se lembra que ele já teve seus anos de juventude e vigor. Quem é jovem hoje, daqui a alguns anos será um vovozinho.

Como tratamos as pessoas que estão na terceira idade? É preciso muita paciência ao caminhar ao lado deles, ao ter que repetir a mesma frase porque alguns já não escutam tão bem, ao ter que se dispor a ajudá-los em suas atividades diárias, ou mesmo ajudá-los a lidar com as tecnologias. Quase todo pai e mãe querem aderir as redes sociais, e, por vezes, pedem explicação para enviar áudio, vídeo, fotos… E parace que eles nunca aprendem. Haja paciência.

No entanto, não lembramos que eles, da mesma forma nos ensinaram a amarrar os sapatos, a andar de bicicleta, a aprender a cozinhar e fazer o dever de casa. Por anos fomos dependentes deles. E como a vida é um ciclo, daqui a alguns anos nós precisaremos da ajuda de nossos filhos.

Trate os idosos como gostaria de ser tratado quando for idoso também. Seja carinho, trate-os com dignidade. Respeite-os por sua experiência de vida e por toda a história que viveram. Dê valor a sua companhia. Dê apoio nesta fase, afinal também é difícil para eles. Perder a autonomia não é uma escolha, mas uma consequência do tempo. Não dá para fugir desta realidade, a não ser que se morra jovem, coisa que ninguém quer. Portanto, lembre-se que esse é seu destino também.

Como a vida é uma constante colheita, plante agora boas ações, seja generoso com os mais velhos, ame-os em ação, demonstre todo dia que se importa. Se for generoso com as pessoas, a vida será generosa com você.

Por: Priscila Nascimento
Jornalista

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1580 de 30 de Maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.