Usina Garibaldi entre Vargem e Abdon Batista terá laboratório Arqueológico

A Unoesc firmou uma parceria com a China Three Gorges Corporation (CTG) do Brasil. O Termo de Cooperação lavrado entre as duas instituições consiste na preservação do material arqueológico oriundo da implementação da Usina Hidrelétrica Garibaldi – Rio Canoas – Santa Catarina, através da criação e manutenção do Museu Arqueológico e Laboratório de Arqueologia na Unoesc Joaçaba para exposição dos materiais arqueológicos e o desenvolvimento de Educação Ambiental Patrimonial.

A China Three Gorges Corporation (CTG) é um grupo de energia limpa focado no desenvolvimento e operação de hidrelétricas de grande porte. Atua em negócios de energia renovável, incluindo energia eólica e solar, presente em mais de 40 países, sendo hoje a maior produtora de energia hidrelétrica do mundo. É responsável pela construção e operação da usina de Três Gargantas na China, a maior do mundo. No Brasil, dentre as usinas hidrelétricas operadas pela CTG Brasil, está a Usina Hidrelétrica Garibaldi, implantada no Rio Canoas, com sede no município de Abdon Batista, seu reservatório atinge os municípios de Vargem, São José do Cerrito, Campo Belo do Sul e Cerro Negro.

O Museu de Arqueologia será único na região da AMMOC sendo um importante local que retratará parte da história da sociedade humana, auxiliando no desenvolvimento cultural e científico da região. Além disso, o laboratório de Arqueologia dará suporte necessário ao Museu pois é o local onde se estuda, prepara e registra as peças do acervo estruturando uma coleção científica.

Com a criação da coleção científica, as informações da mesma farão parte de um banco de dados e poderão servir de apoio à pesquisadores visitantes (reforçando o intercâmbio técnico entre Instituições), estudos de Iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos da Universidade e fora dela.

Com base nas propostas do Museu de Arqueologia e do laboratório, serão desenvolvidas ações de conscientização ambiental e patrimonial com escolas e comunidade da região. Serão abordados e trabalhados contextos biológicos e geológicos da região realizando atividades pedagógicas inspiradas no contexto arqueológico. Além disso, os estudos de disciplinas, como Ciências Naturais, História e Geografia podem servir como bases para estratégias voltadas à Educação Ambiental e Patrimonial uma vez que os conceitos pedagógicos ligados a essas temáticas podem ser trabalhados de forma interdisciplinar no Museu e Laboratório de Arqueologia, em sala de aula.

O Museu Arqueológico e Laboratório de Arqueologia será instalado na Unoesc Joaçaba.

*Informações: Comunicação/Unoesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.