Clima ameno e presença de chuvas não melhoram situação de estiagem

Racionamento tem sido incentivado constantemente para reforçar risco de falta de água.

Temperaturas frias, dias cinzas e chuvas tímidas geram a esperança de que a estiagem vai dar uma trégua e que teremos dias melhores. Esta situação de seca vivida há meses tem sido um grande problema para a toda a população que vive na região. No início o grande entrave foi aos produtores rurais que viram suas propriedades sofrerem grandes prejuízos, gerando perda de produtividade e rentabilidade as famílias. Porém, a estiagem tem reflexos que vão além do agronegócio e que chegam as casas de toda a população devido à falta de água, pois a seca reduz o volume das reservas hídricas afetando o fluxo e volume dos rios. A falta de chuvas significativas tem prejudicado grandemente a reserva do Lajeado do Restingão, principal fonte de água do município de Campos Novos. Será que a chegada das estações mais amenas melhora a situação? Não adianta criar expectativas, a mudança de clima, não irá mudar muita coisa.

O diretor do Samae, Luciano Andonini, não se empolga muito, e diz que cenário ainda é preocupante. “A situação atual não é nada satisfatória, ainda estamos no vermelho. Nosso Rio está muito abaixo do nível normal. O fato de que precisamos economizar ainda perdurará por um tempo. Segundo a meteorologia não teremos fontes de chuvas nem razoáveis para os próximos dias. A última chuva não resultou em mudança alguma no calado do rio, onde nós captamos a água. Continuamos pedindo para que as pessoas economizem bastante”, declarou. O secretário de agricultura do município, Ingrácio de Carvalho, compartilha do mesmo pensamento e comenta o que tem feito para ajudar os produtores rurais. “Essas chuvas que caíram não melhoraram a seca. Estamos fazendo o que é possível para amenizar a situação, estamos abrindo bebedouros e levando água com o caminhão pipa, tudo que é possível estamos fazendo. Enquanto não vir boas chuvas a situação não muda. O povo precisa de água, precisamos de chuva, pra fazer a semeadura do plantio de inverno, que se não chover vai comprometer, e até mesmo para consumo próprio. Enquanto não chover para encher os mananciais a expectativa não é das melhores”, disse o secretário.

A situação é preocupante não apenas em Campos Novos, mas nos demais municípios que compõe a Amplasc. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) a precipitação acumulada nos sete municípios não são as melhores, entre eles Brunópolis está com o menor registro de precipitação. Campos Novos, porém, registrou no dia 5 de maio precipitação acumulada de 3,4mm e no dia 6 de maio o volume foi para 6,8mm, sendo o volume total, até o dia 11 deste mês, de 11,6mm no município, segundo melhor índice de precipitação de chuva acumulada. Quem está em melhor condição é o município de Celso Ramos que totalizou o volume de 22,2mm de água da chuva. Mesmo os que registram os melhores dados não estão em boa condição, afinal este volume para a região e para o período estão abaixo da média. Por exemplo, de acordo com a meteorologista da Epagri, Thays Camassola, em maio, no município de Campos Novos, a média de chuva é de 172mm. As chuvas vão surgir devido as frentes que se apresentam, mas esparsas e mal distribuídas, por isso não são tão eficazes para solucionar o problema da estiagem.

Para a próxima semana, de 17 a 19 de maio, de acordo com o Centro de Meteorologia da Epagri, o tempo segue seco e temperatura elevada. De 20 a 21 de maio mais uma frente fria deve provocar chuvas no período mal distribuídas e com baixo volume. De 21 a 24 a expectativa é de formação de geadas nas áreas altas do estado, devido a uma massa de ar frio de origem polar, mas não há previsão de chuvas significativas que modifiquem a situação na região.

Como lidar com esta situação que é ruim para a economia e para as famílias? Ações do Poder Público estão sendo pensadas para ajudar o produtor rural a lidar com esta crise que parece não ter fim. A estiagem já chega a quase seis meses e parece se prolongar sem expectativa de fim. No entanto, além do Poder Público, com a persistência da estiagem, toda a população deve se sensibilizar e utilizar a água da forma consciente para não correr o risco que a população fique sem água. O estado de Santa Catarina e os municípios estão envolvidos em uma campanha para promover a conscientização e economia de água para nas atividades do dia a dia. Por ser tão essencial a vida será um risco não ter substância a disposição.

Economia

Um período atípico na região Sul tem sido um desafio lidar com a seca, e a população se tornou um aliado na luta para lidar com a crise e a principal forma de fazer isso é racionando o uso de água. Como a estiagem tem planos de se estender, é bom mudar hábitos do dia a dia, conforme enfatizou Luciano Andonini, diretor do Samae. “Até o presente momento precisamos economizar e economizar, não tem outra palavra. A gente está se deparando todos os dias com lavação de carro, lavação de calçada, lavação de muro, então a gente precisa intensificar a economia de água”, afirmou. Assim como o Samae outros órgãos estão solicitando e dando dicas para a população economizar.

Dicas para poupar água

– Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar;
– Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
– Não lave a louça com água corrente, abra a torneira apenas para enxaguar;
– Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde;
– Não use mangueira, e sim balde e pano para lavar o carro;
– Verifique se não há vazamentos na tubulação de água;
– Regule a válvula da descarga para reduzir o consumo de água.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, edição 1626 de 14 de maio de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.