O planejamento financeiro empresarial é um dos primeiros passos para concretizar sua ideia de negócio, ou que sua empresa não passe por dificuldades.
Afinal, não dá para sobreviver sem dinheiro em caixa, e você precisa de fôlego para alcançar seus objetivos.
Um planejamento financeiro é parte do plano de negócios em uma empresa. Será esse o documento a apontar as diretrizes para que a ideia se torne rentável, estabelecendo as ferramentas de controle para garantir a saúde do caixa e o cumprimento das metas propostas para curto, médio e longo prazos.
Como empreendedor, você precisa inserir determinadas tarefas na sua rotina, como realizar o fluxo de caixa, conciliação bancária, pagar contas, verificar recebimentos e gerar relatórios.
Quando adquirir maior controle sobre as finanças, poderá ter uma visão mais apurada da realidade do caixa, projetar seu comportamento futuro e propor metas, como o que fazer com o dinheiro que irá sobrar.
Quanto mais detalhado for o seu planejamento, mais preparado o gestor estará para lidar bem com os cenários que irão surgir, correndo riscos calculados, antecipando-se a imprevistos e evitando ser pego desprevenido, o que complicaria a realização dos objetivos propostos.
A empresa cria metas, como por exemplo:
- Encerrar o ano no azul
- Conseguir pagar as contas em dia
- Aumentar o faturamento em 20%
- Dobrar o número de clientes ativos
- Reduzir custo fixo em 10%
- Abrir uma filial em outra cidade
- Lançar um novo produto no mercado
- Elevar a participação no mercado em 15%
- Quitar empréstimos e não contratar novos.
E sabe como essas metas serão analisadas e concretizadas?? Através do PLANEJAMENTO FINANCEIRO.
A gente sabe o quanto a rotina de um empreendedor é corrida e o quanto ele tem que pensar na empresa como um todo, não apenas no financeiro. Portanto, uma ajuda é sempre bem-vinda, por isso nós da CONEXT estamos aqui pra lhe auxiliar, e deixar você com tempo para focar no seu NEGÓCIO.
Por: Thiago W. Fagundes, Contador – RP: CRC/SC: 041884-O
X Conext Contabilidade Consultiva
(49) 3541-2462
*Coluna ‘Contabilidade Consultiva’, publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1676 de 13 de maio de 2021.