Quando lancei meu primeiro livro, fruto da minha dissertação de mestrado, há mais de 10 anos, uma pessoa na plateia fez a seguinte pergunta: “Magna, é muito difícil escrever um livro?” e minha resposta foi categórica: “Não”. Escrever um livro é razoavelmente fácil. O difícil é ter a coragem de publicar, de dar a cara a tapas, de se expor. Aí sim, é outra história!
Quantas pessoas tem livros escritos e não publicados, tem sonhos jamais realizados, tem projetos engavetados tudo por falta de um pequeno detalhe: A falta de coragem!!!
A falta de coragem, que também pode ser definida pela palavra medo (embora não sejam sinônimas), é quem rouba sonhos, projetos e muitas vezes, a vida.
Neste ano de 2021, ao lançar meu sexto livro e ao comemorar os 10 do Instituto Humaniza, me dei conta do quanto é preciso coragem para tudo na vida.
Quando ninguém queria estruturar uma entidade do terceiro setor porque daria muito trabalho e era muito burocrático, lá fui eu, com coragem, enfrentar esse desafio e colocar de pé o Instituto Humaniza; quando poucos sabiam como fazer projetos incentivados (e nem eu), foi a coragem que me fez elaborar, encaminhar e realizar o primeiro (cheio de falhas, aliás, mas realizado).
Por que estou falando sobre isso na minha coluna desse mês? Porque é ela, a coragem, a mais requisitada das virtudes nesse momento de pós pandemia, de retomada e de encerramento de ano.
Se você já empreende, é a coragem que vai te ajudar nessa retomada. Se você ainda está pensando o que fazer, olhe para aquilo que faz brilhar seus olhos e te faz acordar todos os dias, se vista de coragem e vá em frente.
Ao findar este ano, desejo-lhe coragem. Caso não tenha, empresto-lhe a minha enquanto tu constróis a tua e deixo minha mensagem de gratidão ao universo e a minha história de vida que forjaram essa mulher corajosa que sou, que é capaz de enfrentar a crítica, derrubar barreiras e queimar pontes atrás de si para seguir em frente, aprendendo com os erros e celebrando as conquistas!!!
A Você, que empreende administrando sua empresa, sua vida, sua família; negociando um ajuste aqui, um acerto ali para que lá na frente, tudo dê certo, ouse ser quem você é e enfrente de frente seus medos, porque a coragem, é e sempre será, uma virtude!
Feliz Natal e que 2022 chegue “com os dois pés na porta” e nos ensine a vencer, com
coragem e ousadia todas as barreiras que por acaso surgirem.
Por: Magna Regina
Coach Empresarial, Empreendedora, Presidente do Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062
*Coluna ‘Pessoas & Empresas’, publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1706 de 09 de Dezembro de 2021.