Em coletiva, órgão destacou a ampliação da Rede de Vizinhos e convocou a população para participar e apoiar os órgãos de polícia. Regras para casas noturnas e medidas para conter tensão na Invernada dos Negros também foram abordados.
Casos e mais casos de violência estão sendo noticiados na mídia local. Prestação de contas, desentendimentos, tráfico de drogas e homicídio estão entre as demandas locais. Os casos policiais mais recentes envolvem o assassinato de um segurança numa casa noturna, ocorrida há algumas semanas, e a confusão ocorrida na comunidade Quilombola, no ultimo fim de semana. Com um efetivo pequeno, a Policia Militar de Campos Novos está tendo que se desdobrar para dar conta de tudo. Para tentar amenizar as ocorrências, o órgão pede a ajuda da população através do Programa Rede de Vizinhos, desenvolvido pela Policia Militar do Estado. Para fomentar a participação da comunidade e prestar esclarecimentos sobre as ações de segurança, a PM realizou na tarde de terça-feira (25) uma coletiva de imprensa. O comandante Tenente Francisco Paiva e o aspirante Maico Lure receberam os veículos de comunicação local para repassar as informações. Confira as três pautas abordadas:
Rede de Vizinhos: O programa Rede de Vizinhos tem tido sucesso em outras cidades do estado e seu objetivo é promover a vigilância e cooperação entre a comunidade e polícia. “Campos Novos ainda conserva uma vigilância informal. A Rede de Vizinhos quer estreitar os laços e desenvolver confiança e vigilância. O programa é voltado para verificar atitudes suspeitas e para discutir pautas sobre segurança pública, e dessa forma auxiliar a polícia”, disse o aspirante. “Esse programa é uma forma de reconhecer que a segurança é sistêmica, os órgãos de polícia não podem trabalhar sozinhos, todos devem participar. Dessa forma a sociedade desenvolve seu papel na promoção da segurança pública. Pedimos a colaboração de todos, principalmente porque temos um efetivo pequeno e a cada dia surgem mais demandas. Estamos chamando a população para nos ajudar a fazer uma vigilância nas ruas. É um programa antigo e queremos ampliar. O objetivo é diminuir tráfico, furtos e roubo. É uma forma preventiva para evitar os crimes”, reitera o Tenente Francisco. O programa que já funciona no município precisa de mais envolvimento da comunidade, portanto a PM solicita a participação de presidentes de bairros para participar da reunião com a PM, que acontecerá no dia 1 de fevereiro, as 19h.
Mais efetivo: A presença de mais policias em Campos Novos é um pedido antigo da comunidade. Com a alta demanda do município, a expectativa é de que em breve o efetivo aumente. De acordo com o comandante Francisco, no mês de abril haverá a chegada de novos membros ao Batalhão. “Após a participação na operação veraneio, os policiais serão lotados em suas sedes. Estamos esperando que venham mais policiais, mas ainda não foi definido o número”, afirma. O aspirante Maico Lure, que está atuando de forma pontual ao lado do Tenente Francisco, é um dos que podem ser efetivados. “Eu iniciei em dezembro no 26° Batalhão. Por conta da demanda em Campos Novos, o tenente solicitou auxílio para o Comando de Joaçaba. Eu servirei como aspirante por seis meses, depois serei promovido a 2° Tenente, após isso eu vou saber se vou me efetivar em Campos novos ou se irei para outro Batalhão”, explicou.
Casas Noturnas: Após um homicídio ocorrido em uma casa noturna, a PM está tomando atitudes para coibir esse tipo de acontecimento. Defensor do entretenimento, o Tenente Francisco considera importante a ocorrências de festas no município como alternativa para os jovens, mas ressalta que é preciso manter a ordem. “É necessário maior rigor na realização dessas festas. Estamos nos reunindo com os promotores desses eventos para estabelecer medidas de segurança. Apoiamos os eventos festivos, mas eles precisam ter limites. Nós expomos a responsabilidade que eles têm em promover a segurança. A responsabilidade não é apenas nossa. Os donos das casas e promotores de eventos se mostraram dispostos a melhorar e se comprometeram em melhorar o ambiente. Foi assumido um termo de compromisso que será encaminhado ao Ministério Público. Eles devem conter o acesso, aumentar o número de seguranças e pessoas com armas e drogas não serão permitidas no local. Devem fazer uso de detectores de metal e de sistemas de vídeo e monitoramento”.
Quilombo Invernada dos Negros: O último domingo (23) foi intenso na comunidade quilombola Invernado dos Negros. Desentendimentos e discordâncias entre os membros da comunidade terminaram em tiros, mas sem mortes. Para solucionar mais este caso, a PM de Campos Novos foi acionada, apesar de a confusão ter ocorrido na parte da comunidade localizada em Abdon Batista. “Tivemos uma ocorrência oriunda de divergências partidárias. Metade do quilombo pertence a Campos Novos e a outra parte a Abdon Batista. Nós fomos procurados devido a proximidade do Quilombo. Conduzimos os suspeitos para o atendimento e evitamos mais conflitos. Conversamos com algumas pessoas ligadas ao fato e esclarecemos o que essa confusão pode gerar. Fizemos uma conciliação para que haja respeito entre as partes. Com relação as questões jurídicas, o MP vai tomar conta”, declarou o Tenente.
Observando o acaloramento dos envolvidos, o comandante aconselha o grupo sobre as consequências de atitudes precipitadas. “Alertamos também sobre as agressões nas redes socias, fato que também se configura como crime. Que cada um cuide da sua vida. Quem vai definir a presidência é a Procuradoria Geral e o MP. Não cabe a Polícia e nem a ninguém resolver esse caso simplesmente porque não concordam com o resultado das eleições. Caso haja homicídio, tentativa ou lesão corporal a pena é de 10 a 15 anos. Vamos ajudar no que for preciso e realizar mais reuniões durante a semana para conversar com membros da comunidade e com líderes locais. Quem se achar prejudicado pode vir a nós e trazer sua queixa”, finaliza.
*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1713 de 27 de janeiro de 2022.






