É importante perder o foco para encontrar quem somos

A lâmpada pensa que ilumina, algumas até se enfeitam para tal, mas quem ilumina não é a lâmpada, e sim, a energia.

Como descobrir que energia é essa? Como profissional das ciências humanas e especialista em comportamentos humanos que sou, sempre busquei conhecer o comportamento humano.

Na minha dissertação de mestrado pesquisei profundamente o processo de humanização da nossa espécie e o processo evolutivo da humanidade.
Com a formação inicial em Pedagogia e os conhecimentos sobre “como se dá a aprendizagem” ou como o ser humano aprende, tive condições de iniciar essa caminhada e trazer à luz a origem dos comportamentos humanos.

Essa bagagem sobre aprendizagem e sobre a evolução do ser humano, possibilitou compreender porque o ser humano age e reage de determinada forma; porque se comporta desse jeito e não de outro jeito. E, embora pareça uma questão simples e insignificante foi crucial para minha caminhada e foi justamente essa questão que me levou, após o mestrado, a procurar os conhecimentos das Neurociências.

Busquei então a psicologia positiva, a PNL (Programação Neuro Lingística) e a formação em Coaching e isso me possibilitou atender e entender as pessoas e transformar muitas vidas.
Hoje, apesar das mais de três mil horas de atendimento e de centenas de vidas transformadas, sinto que posso fazer mais, no entanto, sei que existem coisas que ainda estão obscuras nesse processo, mas a Psicanálise Clínica está me ajudando a encontrar esse complemento, mais especificamente na técnica da Associação Livre.

A Associação Livre é o momento de perder o foco, de flutuar livremente em suas ideias e pensamentos, de deixar as lembranças virem a tona e permitir que os sentimentos daquela lembrança, aflorem.

Mas Magna, muitos falam sobre a importância de ter foco, você defende a tese de que é excelente perder o foco. Em quem eu devo acreditar?
Em ambos!

É importante ter foco na vida. Eu defendo a tese da importância de perder o foco apenas nas minhas sessões de coaching e mentoria.

Quando eu e meu cliente perdemos o foco, e deixamos a conversa fluir, com questões pontuais e direcionadas, é esse, o exato momento em que encontramos o inconsciente.

E é lá, no porão da inconsciência que está quem realmente somos; é lá que mora quem queremos “curar”.

Se você não conhece o Sistema Eneagrama 360°, te convido a conhecer. É uma excelente ferramenta de encontro com seus 9 traços de personalidade e dos pontos que precisa melhorar.

Por: Magna Regina

Coach Empresarial, Empreendedora, Presidente do Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062

*Coluna ‘Pessoas & Empresas’, publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1737 de 14 de Julho de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui