Professores da Rede Municipal criam Sindicato

Eleição para o sindicato está marcada para o dia 18 de julho. Apenas uma chapa foi formada.

Professores da Rede Municipal de Ensino se uniram para formar o SIPEC- Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal. Após algumas conversas internas e análise do cenário atual dos profissionais da educação, os servidores entenderam que deveriam constituir um grupo que lutasse pelas causas especificas da educação. Siumara Deluca, candidata à presidência da única chapa formada, comentou sobre as principais demandas dos profissionais da educação que acabou culminado na decisão de união dos professores por meio da sindicalização. No dia 18 de julho, as 18h, será realizada a eleição. Professores efetivos, professores contratados, professores adjuntos, especialistas, secretários das escolas, diretores e servidores aposentados estão aptos para a votação.

Atendidos pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Campos Novos – Sindicampos, os servidores perceberam que um sindicato específico seria a melhor opção para lutar pela causa trabalhista da categoria. “Em março de 2022 montamos um grupo para estudar toda a legislação referente a educação e entende-la. Fizemos alguns levantamentos e vimos que o descontentamento dos professores era grande, principalmente em relação aos reajustes que recebemos em 2022. Conversamos com todos os professores e nos juntamos para representa-los. Nos reunimos com o prefeito, também nos reunimos com os vereadores, com a Secretaria de Educação e com o Ministério Público. Durante este processo decidimos montar o sindicato. Procuramos uma assessoria jurídica voltada para a educação. Percebemos que era importante nos unir para discutir os direitos dos professores. A categoria abraçou a ideia. Hoje estamos com a data marcada para a eleição”, declarou, esclarecendo que a demanda do Sindicampos é grande, e que, por isso, não podem focar apenas na educação.

Siumara falou sobre algumas demandas, que não são poucas, que preocupam a classe da educação. “Tudo começou quando não houve a aplicação do piso do magistério em Campos Novos. O reajuste era de 33,24%, essa lei é clara e se estende para toda categoria. Tivemos a informação de que nem todos os profissionais conseguiriam receber o reajuste de 33% porque a folha de pagamento da Prefeitura de Campos Novos da educação já estava com 98% do índice aplicado. Começamos a buscar informações sobre o Fundeb. A nossa demanda principal era saber como está sendo aplicado o reajuste do Fundeb. Também temos de demanda relacionadas ao Plano de Carreira, algumas coisas não estão sendo aplicadas”, afirmou.

De acordo com Siumara, a Administração Municipal concedeu um reajuste e distribui porcentagens diferentes de aumento. “Os 153 professores de carreira não tiveram seus direitos respeitados. Eles receberam somente o reajuste do servidor público. E os demais professores receberam no máximo 22%, mas não receberam o reajuste do Servidor Público. O reajuste do Piso Nacional é uma coisa e a reposição salarial do Servidor Público é outra, são distintas e não poderiam estar no mesmo projeto”, completou a profissional.
Diante de tantos questionamentos, em nome dos professores, Siumara defendeu a criação do sindicato como forma de atuar ativamente pela classe. “Temos muita gratidão ao Sindicampos, pois nunca deixou de atender os professores. Mas, acreditamos que com o sindicato próprio poderemos sentar e discutir realmente o que é voltado apenas para a educação. Acredito que teremos muitas conquistas. Vamos lutar pelo professor. Hoje temos um piso nacional estipulado para a carreira de professor. Precisamos lutar por ela. Por muito tempo deixamos de lado de lado esta questão”, concluiu Siumara.

Eleição e formação do SINDICATO voltado para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino: Dia 18 de julho, segunda-feira, às 18h, na ASPM para a eleição

Nesse dia 18/06 vai acontecer: Fundação do Sindicato; Aprovação da base territorial que será no município de CAMPOS NOVOS; Apresentação da categoria que vai ser representada; Aprovação do Estatuto do Sindicato; Eleição e posse da Diretoria e do Conselho fiscal e autorização para a diretoria já possa atuar perante as autoridades competentes o registro sindical.

*Reportagem publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1737 de 14 de Julho de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui