Nível técnico ou Ensino Superior: Que formação escolher?

Ao concluir o ensino médio é comum se deparar com o dilema: o que fazer depois? Que decisão será mais rentável? Será o Ensino superior o caminho mais indicado para ter uma boa remuneração?

Muitos acreditam que somente profissionais com diploma de nível superior conseguem se habilitar ao mercado de trabalho e garantir os melhores salários. Porém, o que pouco se fala é que existem profissões de nível técnico que pagam muito bem, até mais do que muitas que exigem faculdade. Se o seu medo é ser bem colado no mercado de trabalho, é bom avaliar as opções disponíveis. Vale mais a pena investir em um curso de formação mais rápida ou em um curso que leva anos para ser concluído? Entre as vantagens de escolher um Curso Técnico está o fato de haver uma carga horária reduzida, mas que oferece boas oportunidades de trabalho.

Mas afinal, o que seria esse nível técnico? Basicamente, consiste em cursos com uma formação mais rápida do que o convencional que são focados em uma área específica e de nível médio. Inclusive, além do sucesso profissional, alguns profissionais que decidem optar por este tipo de curso conseguem até mesmo concluir os estudos já empregados. Isso não quer dizer que uma formação é melhor que a outra e não existe uma fórmula definida para se obter o maior destaque e poder financeiro. No entanto, se você busca uma profissão que exija o Nível Técnico e ofereça bons salários, essas são algumas das profissões estão em alta:

1.Técnico em Segurança do Trabalho

Com salários que podem chegar perto de R $3.589, o Técnico em Segurança do Trabalho é uma profissão que há tempos faz parte da lista daquelas que oferecem os melhores salários do país. O trabalhador da área possui a importante função de identificar todos os fatores de risco do ambiente de trabalho, propor as medidas que são necessárias para reduzir os danos, elaborar políticas de segurança e, por fim, divulgar as normas e os procedimentos técnicos.

2. Técnico em Mecânica

O profissional que se dedica a carreira de Técnico em Mecânica além de poder faturar alto, ainda pode ser até mesmo disputado no mercado. Isso ocorre porque cada vez mais o trabalhador de nível técnico que se dedica a instalar, operar e fazer a manutenção de máquinas industriais está se tornando mais importante. Quanto maior o tempo de serviço e experiência na área, maior se torna o valor pago pelos serviços, que podem chegar a cerca de R $4.125 por mês.

3. Técnico em Administração

Com o curso com duração de um ano, o Técnico em Administração vai lidar durante a carreira com as mais diversas áreas administrativas e transações financeiras. Dependendo das experiências anteriores na área e do tempo atuando no mercado, o profissional pode chegar a receber R $3.577. O aluno conta com aulas teóricas, palestras, seminários e visitas técnicas em empresas na área da administração. Ao concluir o aluno opta em se cadastrar no Conselho Regional de Administração e assinar como técnico em administração, além de poder participar de concurso público.

Temos no estado e região uma alta oferta de emprego, contudo a mão de obra qualificada ainda é escassa. Em muitos casos as empresas buscam mão de obra fora da nossa região. A Marvintec surgiu na região com o intuito de promover a formação nessas áreas. A lista de cursos da Marvintec inclui uma série de profissões que estão sendo solicitadas dentro das empresas. Rosely Maciel dos Santos, sócia-proprietária da empresa, analisando esta porta de oportunidade, decidiu investir na região para que as pessoas pudessem se qualificar.

Se a necessidade for realmente grande, uma opção aos empresários é investir na formação de seus colaboradores como forma de suprir as demandas existentes de mão de obra qualificada. “Como empresária, minha dica é mudar essa política de buscar mão de obra fora e começar a capacitar a mão de obra interna através de investimento nos colaboradores. Isto é, ajudando para que estes consigam se qualificar. Trazer alguém de outro local para trabalhar tem um custo elevadíssimo, desde cobrir propostas externas, como proporcionar ao funcionário uma oportunidade que valha a pena se deslocar. Investir em mão de obra local além de reduzir o custo, desenvolve a região. Atualmente, a melhor forma de investir é proporcionar conhecimento aos colaboradores, através de capacitação, fornecendo a eles a gestão/planejamento financeiro familiar, mostrando uma visão mais ampla dos negócios e desenvolvendo estes”, afirmou Rosely.

Para tanto, a Marvintec é parceira de empresas que incentivam e apoiam o colaborador a se qualificar e oferece entre 10% a 15% de desconto às empresas que desejam ter melhores resultados com a qualificação técnica. Ao aluno que não possui o ensino fundamental ou o ensino médio (requisitos para fazer um curso técnico), a instituição auxilia o aluno a se inscrever no ENCCEJA NACIONAL que é gratuito para que o aluno possa ao mesmo tempo fazer o Curso Técnico e também concluir o Ensino Médio através da prova do ENCCEJA.

Saiba mais: Entre em Contato com a Marvintec: (49) 98843.6931 ou (49) 99900.0323

*Reportagem publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1736 de 30 de junho de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui