O que fazer com pessoas desmotivadas?

Há alguns dias tive a honra de compartilhar experiências com um grupo de alunos no encerramento do curso do PGVE (Programa de Gestão e Vivência Empresarial) criado pela Fundação Empreender e encampado pela UNISOCIESC.

Durante esse momento, muitas experiências foram trocadas, muitas queixas discutidas e muitas perguntas foram elaboradas e, embora nem todas tenham respostas, uma delas me atraiu especialmente: “O que fazer com pessoas desmotivadas?”

Quando estamos falando sobre Comportamentos Humanos, uma das coisas que precisamos compreender e ter clareza, é de que estamos falando sobre seres humanos. E seres humanos são como computadores carregados de “programas”, e assim como os computadores “bugam” de vez em quando porque um programa interfere no outro e todos juntos podem causar pane no sistema, assim são os seres humanos, tem panes.

Qual a diferença entre computadores e seres humanos? No computador, podemos excluir todos e reinstalar só os que queremos que funcionem, no ser humano, esse processo é um pouco mais complexo, pois não podemos desinstalar; podemos apenas identificar e ressignificar.

Assim sendo, quando falamos em seres humanos desmotivados, vamos precisar identificar as causas dessa desmotivação que podem estar em diversos fatores:

– Tem perfil adequado à função que exerce? – as vezes o perfil é influente (adequado a lidar com público) e a pessoa está sendo desafiada a controlar planilhas e processos;

– Seu nível de Inteligências Positiva e Emocional são elevados? – Com QP e QE baixos, a motivação não consegue acessar a mente dessa pessoa;

– Suas crenças e seus medos são observáveis e controláveis? – Com crenças limitantes de identidade, capacidade e merecimento não há como convencer essa pessoa de que ela pode ir além.

– Seus valores conseguem ser vividos nessa profissão? – Se os valores são sociais e religiosos e a pessoa está desafiada a pensar em lucro, metas e dinheiro, a desmotivação é certa.

– Seu tipo psicológico é introvertido ou extrovertido? Decide pela razão ou pela emoção? Julga pelo pensamento ou pelo sentimento?

O que fazer com pessoas desmotivadas?

– Identifique de onde vem esse comportamento;

– Realoque a pessoa certa na função certa;

– Promova “curas emocionais” na sua equipe.

Se você treinar e ela sair? Melhor do que você não treinar e ela ficar!

Por: Magna Regina
Coach Empresarial, Empreendedora, Presidente do Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062

*Coluna ‘Pessoas & Empresas’, publicado no Jornal O Celeiro, Edição 1741 de 11 de agosto de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui