Escola André Rebouças da Barra do Leão realiza projeto literário “Memórias da Nossa Gente”

A Escola Municipal de Ensino Fundamental André Rebouças do Distrito da Barra do Leão (Campos Novos) realizou na manhã desta quarta-feira (09) um encontro para a conclusão do projeto literário “Memórias da Nossa Gente”.

Conforme a professora de Língua Portuguesa, Gisele Moresco dos Santos, o projeto envolveu alunos do 6º ao 9º ano e consistiu em fazer um resgate histórico da comunidade escolar, sendo que mais de 40 famílias foram entrevistadas e puderam contar suas histórias.

Inspirada no livro “Narradores de Ouro”, de autoria do jornalista Matheus Nunes Faccin, a escola resolveu escrever um livro a partir de relatos dos moradores. O objetivo foi de resgatar as memórias da comunidade e registrar para as futuras gerações. Foram dois meses de trabalho.

Gisele explica que o projeto não tem fins lucrativos, sendo que a escola recebeu apoio financeiro do Consórcio Machadinho que fez o repasse de recursos para a confecção de 25 exemplares que contém 31 histórias.

Entre as histórias está “Existência Entrelaçadas e Cinco Gerações” em que a ex-aluna, Daniela Botari e sua mãe contaram um pouco da casa onde viveram. O imóvel foi construído em 1937 e por lá também passaram outras diversas pessoas.

A jovem que faz parte da quinta geração da família está cursando Biomedicina, afirma que ficou feliz e emocionada juntamente com sua mãe em participar do projeto. Salientou que os livros são meios de eternizar as pessoas e suas histórias, desde memórias felizes, como momentos tristes.

O prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, prestigiou o evento e aproveitou para enaltecer o trabalho desenvolvido pela equipe do educandário, parabenizou o envolvimento dos alunos, da comunidade escolar e o Consórcio Machadinho. Citou a importância de projetos como esse que contribuem com o desenvolvimento intelectual dos estudantes.

*Fotos e Informações: Rádio Capinzal FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.