Formação aconteceu no município de Zortéa/SC, custeada pela Câmara.
A participação no Projeto Vereadores Mirins – A Escola vai à Câmara, além de propiciar a experiência política e cidadã, possibilita aos alunos participantes a formação gratuita em diversas áreas. A primeira aconteceu em Zortéa/SC, no dia 26 de abril, com a realização do Seminário de Iniciação do Vereador Mirim.
O evento foi realizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e trouxe palestras com os temas: “O Papel do Vereador” com Dandara de Oliveira (Professora mestre em história); “A Constituição Federal e o Poder Legislativo” com Leandro Favero (Professor de geografia da rede pública estadual e diretor de escola pública estadual); além de oficina abordando a temática “Argumentação e Oratória” com Leonardo Ames (já foi Vereador Mirim, tem 18 anos e 3 livros escritos sobre oratória).
Além dos vereadores mirins de Campos Novos, também participaram os jovens representantes da Câmara Mirim de Zortéa e Piratuba.
A participação dos vereadores mirins de Campos Novos foi organizada pela Câmara de Vereadores do município, com tudo gratuito aos alunos.
A diplomação e posse dos vereadores mirins de Campos Novos aconteceu no dia 19 de abril e a primeira sessão ordinária está marcada para o dia 10 de maio, a partir das 17h15min no plenário Domingos Rigo, com transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e You Tube da Câmara. A sessão também pode ser acompanhada presencialmente.
O programa Vereador Mirim tem o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara municipal e escola, permitindo ao estudante participar do processo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania, compreensão dos aspectos políticos da sociedade e, consequentemente, impactando seu futuro e realidade do meio social.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1777 de 04 de maio de 2023.