Atleta camponovense conquista dois troféus no Campeonato de Fisiculturismo da IFBB SC

Logo em sua segunda competição, José Eduardo alcança resultados expressivos na modalidade.

Sem tempo para lamentações e tampouco desânimo. Após fazer a sua estreia em competições oficiais em dezembro do ano passado e não conseguir premiação, o atleta de Campos Novos, José Eduardo Roque Teixeira, retomou com foco total aos treinos para atingir o tão almejado objetivo. E logo no segundo campeonato de Fisiculturismo, desta vez organizado pela IFBB Santa Catarina, trouxe na bagagem dois troféus, “Estreante” e “Júnior” na categoria Classic Physique.

Aos 22 anos, a rotina de José Eduardo é muito intensa, ele se divide entre o trabalho, estudos e treinamentos. Para esta última competição, foram em torno de cinco meses de preparação. Segundo o atleta, foram dois meses de dieta para ganho de massa muscular e depois mais um período para definição física, regado a muito treino de musculação e exercícios cardiovasculares, o famoso cardio (atividades aeróbicas que aumentam as frequências cardíaca e respiratória).

“Um dos grandes desafios dessa preparação foi o baixo consumo de carboidratos, tive que ir diminuindo calorias até no dia da competição, mas sem perder o foco no condicionamento físico para chegar com uma boa definição no campeonato. Além de todas as minhas outras atribuições, como trabalho, vida pessoal e estudos, foi desafiador, muitas vezes tive que acordar às 4h30 da manhã para dar conta de tudo, mas valeu muito a pena”, comentou.

Neste período, José Eduardo conta que aproveitou o “rebote” da primeira competição (Sul Brasileiro da NPC), para evoluir em alguns fundamentos da categoria em que compete, como a questão técnica e física. Para tanto, contou com o apoio do Nutricionista Cesar Vezaro, do parceiro de treino, Douglas Martins, Edna da NPF, Rodrigo Vicente da Mega Nutrição Esportiva, da família, Secretaria de Esportes e patrocinadores.

A competição que José Eduardo esteve participando, ocorreu nos dias 19 e 20 de maio na cidade de Balneário Camboriú e de lá trouxe o troféu de Vice-Campeão, na categoria “Classic Physique Estreante”, que incluía todas as faixas etárias, e o 3º Lugar na Categoria “Classic Physique Júnior”, até 23 anos. Trata-se de um dos principais campeonatos da modalidade, pois é um evento promovido pela Federação Catarinense de Fisiculturismo e Fitness, afiliada na Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF IFBB Brasil).

“Para mim foi uma grande conquista, haja vista que estava competindo no maior centro da modalidade em Santa Catarina. Sair de Campos Novos, com pouca tradição no fisioculturismo, e em tão pouco tempo estar trazendo estes troféus, me motiva ainda mais a continuar treinando, me dedicando e dando exemplo para mais pessoas que desejam se destacar na vida e no mundo esportes, enaltece Eduardo.

O atleta também coordena alunos dando consultoria e auxiliando a obter resultados. “Muitas pessoas me procuram por que querem o corpo perfeito, mas isso não vem sem dedicação e esforço. Ter um corpo, seja com músculos ou trabalhar o controle de peso exige não só academia e sim alimentação, tempo e muita paciência. Nada vem sem força de vontade”, finaliza o atleta.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1796 de 06 de julho de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui