Campanha visa dar ênfase à prevenção das deficiências ao longo do mês.
Você sabia que de cada quatro crianças que nascem com deficiências, três poderiam ser evitadas por meio de efetiva prevenção? Com o lema “Prevenir é a melhor escolha”, foi lançada na última segunda-feira 31/07, a programação oficial deste ano da campanha “Agosto Laranja”. A divulgação ocorreu durante coletiva de imprensa realizada nas instalações da APAE Menino Deus de Campos Novos e contou com a presença do diretor Luiz Augusto de Souza e da coordenadora e psicóloga, Larissa Corrêa.
“Falar em prevenção compreende evitar as causas das deficiências que possam ocasionar incapacidade e por meio da informação evitar sua progressão em outras incapacidades. O comportamento preventivo deve ser adotado por todos e por toda vida. E o ‘Agosto Laranja’, mês de prevenção às deficiências, tem esse propósito, informar e prevenir as deficiências, seja antes da gravidez, no pré-natal, no momento do parto e nos primeiros anos da criança”, enfatizou Luiz Augusto.
Segundo a Coordenadora Larissa Corrêa, o trabalho visando o “Agosto Laranja” teve início no mês de janeiro, trabalhando nas seguintes áreas: da saúde, educação e assistência. Na área da educação foram visitadas 11 escolas do município, abrangendo mais de 500 alunos de 11 a 16 anos de idade. Na área de saúde foram capacitados profissionais que atuam nos postos de saúde de Campos Novos, e na área de assistência também foram capacitados os adolescentes que frequentam o CRAS, o CREAS e o Clube de Mães do município.
Como não poderia ser diferente, para este mês de agosto, uma programação especial foi preparada visando promover o entretenimento e a informação. As ações iniciaram oficialmente na última terça-feira, dia 01, com o lançamento do vídeo sobre a campanha
“Agosto Laranja – Prevenir é a melhor escolha”. Na noite do mesmo dia, membros da entidade participaram da Sessão na Câmara de Vereadores de Campos Novos. A programação segue no sábado, dia 05, com o Bingo Agosto Laranja, que será realizado em parceria com o Lions Club Campos Novos, a partir das 19h30 no Salão Paroquial de Campos Novos. No sábado, dia 12, acontece um pedágio na praça Lauro Müller, com a participação dos bonecos da campanha, que sairão da APAE até a área central da cidade, em uma caminhada. E no dia 31 de agosto, ocorre o encerramento da campanha “Agosto Laranja”, com apresentação de um vídeo nas redes sociais.
“O bingo é justamente para angariarmos recursos, a APAE de Campos Novos precisa de no mínimo R$ 30 mil de entradas anual para mantermos nossas atividades, mas o bingo também tem o propósito de reunir a comunidade camponovense para falarmos da prevenção, apresentar nossos parceiros e mostrar um pouco das atividades que desenvolvemos aqui”, destacou Luiz.
A expectativa da organização é de receber em torno de 700 pessoas para o Bingo, cujo qual terá R$ 8 mil reais em prêmios.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1790 de 03 de agosto de 2023.






