Você sofre com DOR DE CABEÇA?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população mundial sofre com dor de cabeça em alguma fase da vida, com maior prevalência em Mulheres.

Estudos  sobre a epidemiologia da Cefaleia (Dor de Cabeça), no Brasil apresentaram altas taxas na população brasileira, com variação entre 43% e 93% equivalente e inferior quando comparadas a estimativa de prevalência no mundo, estipulada em 46% da população adulta.

Você com certeza já teve dor de cabeça. Muita gente acha que se a dor acontece constantemente, é sinônimo de exaqueca, mas nem sempre é! Existem mais de 100 tipos de Cefaleia com sintomas, causas e tratamentos diferentes.

Uma das causas mais comuns para a dor de cabeça constante, é a tensão muscular, chamamos esse tipo de dor de cabeça de Cefaleia Tensional, causada por contraturas nos músculos do pescoço e na base do crânio, onde os pacientes relatam ‘que tomam medicamento e a dor não melhora, que a sensação é como se estivessem usando um ‘capacete’ que pressiona a cabeça, é uma dor bilateral que as vezes até lateja”.

Essas contraturas, surgem nessa região principalmente devido o enfraquecimento da musculatura paravertebral ou alguma disfunção da coluna cervical, além de poder estar relacionada a disfunções da articulação da mandíbula (ATM). O tratamento nem sempre é de apenas medicamentos, é necessário que o paciente passe por uma avaliação especializada que direcione qual a melhor abordagem a ser utilizada.

A dor de cabeça é muitas vezes incapacitante, não permitindo que o paciente realize atividades básicas do dia a dia.

Mas a Fisioterapia pode ajudar! Ela utiliza técnicas de tratamento não invasivas, que são referências no tratamento para cefaleia, afinal mais importante que tratar, é descobrir a real causa da dor para que o paciente não apresente recidivas e obtenha melhora no seu estado geral.

Dor de Cabeça, tem tratamento!

Por: Thais Gomes de Almeida, Fisioterapeuta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui