Até o início de dezembro foram instaurados 155 inquéritos policiais, envolvendo situações de violência Doméstica, crimes de abuso sexual contra criança, adolescente, idoso e mulher.
Natural de Santo André no Estado São Paulo, atuando na Polícia Civil de SC, desde o ano de 2011, o delegado André Cembranelli está no comando da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Campos Novos desde o dia 13 de novembro.
Em seu histórico na Polícia Civil, já passou pelos municípios de Canoinhas, Catanduvas, Capinzal, Joaçaba, Tangará, Videira, também já atuou na Delegacia de Combate a Corrupção, entre outros.
O delegado Cembranelli considera uma ótima estrutura apresentada pela Polícia Civil de Campos Novos para o exercício das funções, “que tem um trabalho de excelência coordenado pelo delegado regional Adriano Almeida e com a participação de todos os policiais”.
A DPCAMI conta com uma equipe composta por: um escrivão, uma psicóloga, uma agente e uma estagiária. O delegado afirmou que a quantidade de procedimentos instaurados desde o início do ano chama a atenção. “Foram instaurados 155 inquéritos policiais, envolvendo situações de violência doméstica, crimes de abuso sexual contra criança, adolescente, idoso e mulher. Existe um número expressivo de medidas protetivas requeridas”, explicou Cembranelli.
O delegado explica que existe uma rede de proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, envolvendo o Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Secretaria da Saúde entre outros. “É muito importante essa articulação com a Polícia Civil e o Ministério Público. Nós temos esse canal aberto com esses órgãos o que acaba facilitando a troca de informações” explicou.
De acordo com os dados levantados até o início de dezembro, a cada dois dias tem instauração de procedimento relacionado à violência doméstica em várias esferas em Campos Novos. O delegado ressalta que é importante também a denúncia da comunidade, que pode ser feita de forma totalmente anônima pelo número 181 da Polícia Civil. “Ou a comunidade pode também se sentir à vontade para vir até a delegacia. A porta da DPCAMI está sempre aberta, até mesmo para as pessoas esclarecerem dúvidas, se querem registrar uma ocorrência, por estar sendo vítima de algum crime, pois, esse canal aberto entre a população e a Polícia Civil é muito importante” concluiu Cembranelli.
Infelizmente nos finais de semana em Campos Novos o número de ocorrências de agressão a mulheres e violência doméstica, disparam. As situações ocorrem nas festas de família, ou amigos, onde acontece a ingestão de bebida alcoólica. As causas são complexas e o trabalho de prevenção é fundamental para tentar evitar situações desagradáveis e tristes nas famílias camponovenses.
Se precisar denunciar ligue: 181 – Polícia Civil.
*Reportagem publicada na Edição 1810 de 21 de dezembro de 2023.







