O Laboratório de Reprodução Bovina está próximo de ser realidade na Unoesc Campos Novos. Com o apoio da Copercampos, da Prefeitura de Campos Novos, da Secretaria de Estado da Agricultura, do Sindicato Rural de Campos Novos e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), a iniciativa vai atender à demanda da região e refletir em benefícios aos produtores e a pecuária catarinense.
O projeto está em fase final de implantação. Com mais de 100 metros quadrados, no bloco 4 da Universidade, a estrutura física já foi concluída e contempla salas para recepção, esterilização, fertilização, área suja, vestiário e almoxarifado. A mobília deve ser instalada nos próximos dias, enquanto que os equipamentos laboratoriais foram importados e ainda não têm previsão de entrega.
A Central de Reprodução será administrada pela Unoesc e contará com tecnologia de última geração e uma equipe de profissionais capacitados, formada por técnicos, professores e estagiários. O objetivo é produzir mais de 100 embriões bovinos por semana, além de viabilizar pesquisas para o desenvolvimento de biotécnicas, auxiliando os produtores rurais com serviços especializados para a qualidade genética do rebanho e o aumento da rentabilidade.
Conforme o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, professor Fábio José Gomes Bertipaglia, a Fertilização In Vitro (FIV), a Transferência de Embriões (TE) e a sexagem dos embriões vão permitir a maximização da seleção genética nos rebanhos.
Os produtores também terão acesso a orientações sobre o acasalamento, possibilitando melhorias e o controle da endogamia.
“A reprodução é importante, principalmente, para os produtores rurais, profissionais da área e empresas que comercializam produtos de origem animal. A qualidade dos animais influencia na eficiência produtiva e na rentabilidade da propriedade, proporcionando uma atividade mais lucrativa”, ressalta o professor Fábio.
*Reportagem publicada no Caderno Especial Celeiro do Agronegócio 2023 – Edição 3








